Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

"IDA" E A DOLOROSA MEMÓRIA DE UM PAÍS SEM HERANÇA

Publicado: Segunda, 29 de Dezembro de 2014, 11h53 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 20h35 | Acessos: 1537

Em Ida, sobrinha e tia partem numa jornada pela identidade de um país traumatizado

Por Cesar Castanha

Ambientado na Polônia pós-stalinista de 1962, o filme Ida (Pawel Pawlikowski, 2013) conta a trajetória de uma noviça órfã em busca das histórias de seu passado e de sua origem.

A. O. Scott, crítico do The New York Times, fala que o filme traz uma narrativa meio como um conto de fadas. Simples e clara, é sobre uma heroína cruzando cenários hostis com uma companhia não muito confiável, sua tia, para conquistar seu objetivo de redescoberta pessoal.

Nessa perspectiva, a tia em questão, Wanda, o destaque do filme (na interpretação magnífica de Agata Kulesza), seria ambas: fada madrinha e bruxa malvada. É ao descobrir a existência de Wanda e a partir da cínica revelação desta, que Ida (a ótima iniciante Agata Trzebuchowska) decide começar sua jornada.

A inabalável moral de uma continuadamente entra em conflito com as inseguranças da outra. Logo se percebe que Wanda também tem sua própria busca dentro da jornada da sobrinha.

 

Ida é sobre a culpa, a dor e a história violenta de um país ainda traumatizado, em que não apenas a protagonista, mas toda uma população, está à procura de uma identidade perdida, negada, quando não brutalmente arrancada. Como um filme sobre um país com um passado morto, destruído por um pretendido futuro que nunca veio, o sentimento de Ida não se diferencia tanto daquele dos maravilhosos neorrealistas italianos, como Paisà (Roberto Rossellini, 1946) e O bandido (Alberto Lattuada, 1946).

Ida estará em cartaz no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco a partir do dia 02 de janeiro de 2015.

SERVIÇO

- Filme Ida (Polônia, 2013)

- Estreia: 02/01/2015 (sexta-feira)

- Sessões: 15h50, 17h30, 19h10 e 20h50

- Ingressos: R$ 5,00 (meia) e R$ 10,00 inteira.

 - Cinema da Fundação:  Rua Henrique Dias, 609 - Derby - Recife - PE

 



registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.