Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Fundaj Comunica 182

Publicado: Sexta, 24 de Agosto de 2012, 10h34 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 20h44 | Acessos: 533

Comunica 182                                                               12 a 18 de abril de 2010

SUMÁRIO 

- Destaques 

- Exposições

- Cinema

DESTAQUES

Fundaj e Ipea promovem Curso de Macroeconomia e Desenvolvimento 

A atual crise financeira demonstrou que a economia mundial não pode depender da tão proclamada auto-regulação dos mercados. Na ausência da intervenção regulatória do Estado se instala a instabilidade, e se impede o necessário desenvolvimento econômico. O curso visa atualizar as noções fundamentais da Economia, numa visão desenvolvimentista, contribuindo para a formação de uma consciência crítica das políticas institucionais, econômicas e financeiras. As aulas serão realizadas entre os dias 12 e 15, na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), na sede do Derby. 

Pesquisador palestra em Maceió sobre desenvolvimento versus questões ambientais  

O pesquisador da Dipes/Fundaj Neison Freire ministra, em 15 de abril, palestra sobre “Desenvolvimento Regional versus Questões Ambientais em Xingó”, no Curso Internacional de Gestão Estratégica do Desenvolvimento Regional e Local. O evento terá início  às 10h, na Escola de Governo Germano Santos, em Maceió, AL. Outras informações no site da Fundação www.fundaj.gov.br.

VI Fórum Brasileiro sobre as Agências Reguladoras será realizado nos dias 26 e 27 em Brasília-DF  

O evento acontecerá nos dias 26 e 27 de abril no Hotel Grand Bittar, em Brasília-DF e está sendo promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito Público – IBDP, contando com apoio especial de diversas entidades públicas.  A coordenação fica ao encargo dos professores Alexandre Santos Aragão (RJ) e Paulo Modesto (BA).  As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.direitodoestado.com.br/ar. Maiores informações através do telefone (71) 2101-5246 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

VI Encontro de Estudos em Empreendedorismo (Egepe) será aberto na Fundaj

De 14 a 16 de abril a cidade do Recife sediará o VI Encontro de Estudos em empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas (EGEPE). A abertura vai ocorrer no Auditório Benício Dias, na Fundação Joaquim Nabuco, às 19h, no dia 14 de abril. O evento prosseguirá nos dias 15 e 16 no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco, com apresentação de trabalhos científicos e painéis, encerrando-se à tarde no dia 16, no auditório do Porto Digital, no Recife Antigo. Os interessados em participar dos painéis devem acessar o site www.egepe.com.br ou ligar para o telefone 2126 7150. 

Alexandrina Sobreira participa de seminário sobre reservas da biosfera

De 14 a 17 de abril, a pesquisadora da Dipes/Fundaj,Alexandrina Sobreira, participa em  Ouro Preto, MG, a convite da Unesco, do Seminário Internacional sobre Reservas da Biosfera,Serviços Ambientais e Indicadores de Sustentabilidade.

Historiador Humberto França palestra sobre Nabuco em Portugal

O historiador Humberto França realizará a conferência "Joaquim Nabuco, um diplomata da Língua Portuguesa" para os alunos do Programa de Doutorado em Letras da Universidade do Porto, dia 22 de abril de 2010, a convite da ex-ministra da Cultura de Portugal e professora catedrática daquela universidade, Isabel Pires de Lima. 

Primeiro Sepac do ano será sobre a mulher na Pesca  

A  Diretoria de Pesquisas Sociais – DIPES – da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) convida todos para a primeira sessão em 2010 do  Seminário Permanente de Pesquisa e Atualização Científica - SEPAC, que será realizado no dia 14 de abril,  a partir das 14h30, na Sala Gilberto Osório, no Campus de Apipucos. O acesso ao evento será gratuito e franqueado ao público externo à Fundaj. Não será necessária inscrição prévia. Os realizadores informam que poderão dar declarações de presença aos assistentes. Mais informações pelos fones 81.3073.6477 e 9977.3339 (Hugo Cortez).

Fundaj entrevista o artista plástico Derlon Almeida de Lima

Com influências do chamado “grafite contemporâneo”, o artista foi convidado para coordenar uma atividade de pintura de um painel no Museu do Homem do Nordeste junto com os alunos do Projeto Jovem Artesão. O resultado foi um belíssimo painel inspirado na arte da xilogravura. A entrevista completa bem como a galeria de fotos do painel, você confere na página da Fundaj.

Fundaj lança editais para concursos de artes visuais

A Diretoria de Cultura da Fundaj lançou os editais para as edições de 2010 do Projeto Trajetórias e do Concurso de Videoarte, disponíveis no site da Fundaj. Os contemplados poderão viabilizar seus projetos e receber prêmios de R$ 5 mil no Projeto Trajetórias, cujas inscrições acontecem no período de 30 de abril a 09 de maio, e R$ 6,5 mil no Concurso de Videoarte, com inscrições de 31 de maio a 13 de junho. Para mais informações: 3073.6692 / 6691.

Ator Reinaldo Oliveira palestra sobre Joaquim Nabuco na APL

Com coordenação de Fátima Quintas, membra aposentada da Fundaj, o ator Reinaldo Oliveira, filho do teatrólogo Valdemar de Oliveira, dará uma palestra sobre Joaquim Nabuco, no dia 12 de abril às 21h, na Academia Pernambucana de Letras, localizada na avenida Rui Barbosa, bairro dos Aflitos.

Publicação dedica capa em homenagem a Joaquim Nabuco

A revista Perto de Casa (publicação gratuita que engloba os bairros de Apipucos, Poço da Panela, Casa Forte, Parnamirim, Aflitos, Rosarinho, Jaqueira e Espinheiro), dedica a capa da edição do mês de março a Joaquim Nabuco, com destaque para a programação do centenário e com fotos retiradas do acervo da Fundaj.

Fundaj avalia Plano de Desenvolvimento da Educação no Nordeste 

O Plano de Ações Particuladas (PAR) do  Ministério  da  Educação (MEC) será avaliado pela Coordenação  Geral  de  Estudos  Educacionais (CGEE), ligada à Diretoria de Pesquisas Sociais da Fundaj. O PAR abrange cerca de 900 municípios nordestinos, mas o foco da pesquisa da Fundaj será nos 264 municípios  que  apresentam  os  menores   Índices   de Desenvolvimento da  Educação Básica   (IDEB)   e  de   Desenvolvimento Humano  (IDH).  O diagnóstico será devolvido ao MEC para que sejam aperfeiçoadas as políticas públicas educacionais nessas localidades.

Laborarte vai restaurar coleções da Faculdade de Direito do Recife 

Contrato  entre  a   Fundaj  e  a  UFPE  vai  permitir  que  o  Laboratório de Pesquisa, Documentação e Restauração de Documentos  e Obras  de Arte (Laborarte/Fundaj)  restaure  a  valiosa  coleção  de  pinturas, fotografias  e gravuras  da Faculdade  de Direito de Recife.  O acervo de 166  peças, de artistas renomados como Álvaro Amorim,  um dos fundadores da  Escola de Belas Artes de Pernambuco, é de alta  relevância  histórica  para a  UFPE, o estado de Pernambuco e a memória nacional.

Confira programação e cobertura do Ano Joaquim Nabuco no site da Fundaj

As atividades previstas  estão disponíveis  no site  da  Fundaj,  na coluna do lado direito, junto com  a  relação  dos  membros  da  Comissão Estadual e informações  sobre o abolicionista e o decreto  que  instituiu o ano  de 2010 como o Ano Nacional Joaquim Nabuco. Na  coluna do  lado esquerdo se encontram diversas notícias, publicadas em veículos de todo o país referentes ao pernambucano e às celebrações de seu ano.

Museu do Homem Nordeste aberto para visitações 

O Museu  do Homem do Nordeste  está aberto  para visitações,  de terça a sexta, das 8h30 às 17h,  e aos sábados e domingos, das 13h às 17h,  com a exposição permanente Nordeste: Territórios Plurais, Culturais e Direitos Coletivos. 

AGENDE-SE

 

Projeto Trajetórias

Galeria Vicente do Rego Monteiro 

João Castilho é um dos mais destacados jovens artistas brasileiros e realizou exposições individuais no Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte e na OI Futuro no Rio de Janeiro, além de recentemente ter exposto o seu trabalho no Centro Cultural Simon I. Patino, em Santa Cruz, Bolívia. Recebeu importantes premiações, destacando-se a Bolsa Funarte de Estímulo à Criação Artística, a Bolsa de Pesquisa e Produção do Salão de Artes Plásticas de Pernambuco e a Bolsa Pampulha do Museu de Arte da Pampulha, além do prêmio Conrado Wesssel de Arte e do Prêmio Porto Seguro de Fotografia.

Visitação: 09 de abril a 16 de maio | terças à domingos, das 15h às 20h

Informações: (81) 30736692 / 3073 6691 | E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Agendamento para escolas e outros grupos : (81) 81 3073 6752 e 30736711

Cinema da Fundação 

 

Terça-feira, 13 de abril

16h10 e 18h10 – DIREITO DE AMAR

Do estilista Tom Ford. Com Colin Firth, Julianne Moore, Nicholas Hoult, Matthew Goode. Dilacerado pela recente morte de seu amante de longa data em um trágico acidente, George Falconer mantém as aparências, ainda visto por outros como um homem de controle. Mas em um dia crucial em 1962, no sul da Califórnia onde ele criou raízes, este professor universitário urbano se vê no limite da vida. Prêmio Especial do Júri Mostra Um Certain Regard – Festival de Cannes 2009. Paris Filmes / Inédito / 101 min. / Scope / exibição digital / 14 anos 

20h20 – O QUE RESTA DO TEMPO (The Time That Remains, Fra/Ita/Ale, 2009). De Elia Suleiman, Saleh Bakri, Leila Muluammar, Yasmine Haj, Tarek Qubti, Zuhair Abu Hanna, Ayman Espanioli, Samar Qudha Tanus, Shafika Bajjali. As tensões entre judeus e árabes recebe o tratamento de uma crônica afetiva e histórica pelo olhar de Suleiman (exibimos seu anterior, o também excelente ‘Intervenção Divina’ – 2002), que nos conta, via ponto de vista pessoal, a história da Palestina desde a invasão israelense de 1948. Um filme de imagens que preza o humor e a dificuldade de comunicação, é, por isso só, um primor de cinema. Seleção Oficial Festival de Cannes 2009. 110 min./Plano/exibição digital/Imovison/12 anos

Quarta-feira, 14 de abril

16h, 18h10 e 20h20 – DIREITO DE AMAR. Do estilista Tom Ford. Com Colin Firth, Julianne Moore, Nicholas Hoult, Matthew Goode. 

Quinta-feira, 15 de abril

16h e 20h20h – DIREITO DE AMAR. Do estilista Tom Ford. Com Colin Firth, Julianne Moore, Nicholas Hoult, Matthew Goode. 

21h – O QUE RESTA DO TEMPO (The Time That Remains, Fra/Ita/Ale, 2009). De Elia Suleiman, Saleh Bakri, Leila Muluammar, Yasmine Haj, Tarek Qubti, Zuhair Abu Hanna, Ayman Espanioli, Samar Qudha Tanus, Shafika Bajjali.

 

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.