Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > QUEM SOMOS
Início do conteúdo da página

O que são os Programas Institucionais?

Publicado: Quinta, 09 de Março de 2017, 10h00 | Última atualização em Quarta, 05 de Junho de 2019, 17h22 | Acessos: 3634

Os Programas Institucionais incorporam as várias dimensões estratégicas da atuação institucional: pesquisa, formação, articulação em rede em vários níveis; partilha de conhecimento com o setor público, a sociedade e o mundo acadêmico. Também consolidam uma rede de instituições atuantes e interessadas nos temas propostos para ciclos de quatro anos, de modo a potencializar os frutos e ganhos dos projetos e ações idealizadas e planejadas nas várias diretorias.

Para o ciclo 2016-2019 foram definidos os seguintes Programas Institucionais:


PI 1 - Valorização Docente na Educação Básica
PI 2 - Educação e Relações Etnico Raciais
PI 3 - Educação pela Cidade
PI 4 - Territórios de Educação e Cultura
PI 5 - Educação, Governança e Sustentabilidade


 
Carta de Cátia Lubambo para o Catálogo dos Programas Institucionais 2017.

Aconteceu 2017 para os Programas Institucionais; muitos desafios e riscos; todos superados pelo aprendizado gratificante e muitas conquistas.

Foi o ano da afirmação dos temas escolhidos como prioritários para 2016 -2019: Educação e Valorização Docente, Educação e Relações Étnico-raciais, Educação pela Cidade, Territórios de Educação e Cultura e mais Educação, Governança e Sustentabilidade; tão assertivos que os apelidos já nos são cotidianos: PI1, PI2 e PI3, PI4, PI5! Uma grata cumplicidade!

Iniciamos de modo cauteloso, como quem testa a receptividade alheia, até este ponto em que os programas se firmaram na pauta institucional. Logo entraram no hábito da gente as Agendas Mensais dos PIs, a montagem e divulgação antecipada da programação das atividades; a criação da FanPage com sucessivos posts de eventos em cada PI,  a comunicação livre com registros do work in progress, das viagens para pesquisas de campo, das oficinas, dos cursos e workshops. O Blog dos PIs foi um passo na sequência, que já contabiliza um número diferenciado de acessos.

Cumprindo o planejado, aconteceram  o Seminário II  e o Seminário III dos Programas Institucionais. Nas duas edições, o impulso foi a construção de redes e articulação com instituições várias, nacionais e internacionais, que se movimentam e desenvolvem projetos e ações em temas conexos. Descobrimos e confirmamos importantes parcerias!! Uma agenda temática cada vez mais fortalecida se delineia no nosso debate!

Ao final deste ano, queremos reiterar o empenho múltiplo e cooperativo deste trabalho. Cada coordenador de projeto, cada pesquisador ou docente, cada autor de publicação, cada bolsista ou estagiário, cada responsável por tarefas de acompanhamento e apoio, cada Assessoria, cada Comunicação, cada Editoração, cada Vídeo-produção, cada Coordenadoria Geral, cada Diretoria, cada mente criativa, inquieta e motivadora que se envolveu nos Programas Institucionais tem um conto de PI para acrescentar.

Mas pra contar até 2019, haverá bem mais.  2018 já se apresenta como  promissora anunciação: seis novos projetos de pesquisa; vários cursos e eventos, seis publicações da Coleção dos Programas Institucionais da Editora Massangana; cinco lançamentos de vídeos de projetos finalizados neste ano...  E, sem enfraquecer planos mais próximos nos arredores e sítios, sedimentaremos a estratégia de internacionalização; serão novos passos em busca de novos Acordos de Cooperação e especialistas internacionais incorporados aos Programas Institucionais.

Grandes expectativas e perspectivas para um Feliz Ano Novo!!


Carta de Cátia Lubambo para o Catálogo dos Programas Institucionais 2018.

Com muita satisfação arrematamos 2018; são muitas as evidências de que os Programas Institucionais (2016-2019) têm se mantido ativos na propensão de um ambiente cooperativo,  de aprendizagem e de conhecimento na Fundaj. Com importantes resultados e já consolidando uma estratégia a ser resguardada na instituição, os PIs preservam conjuntos de ações que incorporam tematicamente as várias dimensões da atuação institucional: pesquisa, formação, articulação em rede (em vários níveis); partilha de conhecimento com o setor público, a sociedade e o mundo acadêmico. O efeito que ora já se difunde entre instituições atuantes e interessadas nos programas, tem se ampliado e fortalecido; são diferentes formas de convênios, acordos de cooperação ou ações em parceria, disseminando, compartilhando os frutos e ganhos desse trabalho.

Concluímos como planejamos o Catálogo 2018 dos Programas Institucionais; destacamos os achados das pesquisas, os registros de campo; os eventos; os cursos, os vídeos, os acervos, as publicações dos componentes das equipes e os livros constituintes da Série dos PIs. A experiência dos coordenadores (ras) e o compromisso das pessoas que fazem as equipes dos projetos e ações foram fundamentais para a seleção e a coleção das notas especialmente reveladas em cada programa; são destaques representativos do tema ou do alcance obtido pelo trabalho do grupo. Tudo isso subsiste como inspiração para seguirmos com o ano de 2019, finalizando o Ciclo.

Mas esse resultado nos motiva sobretudo a dar início às discussões para a montagem de um novo Ciclo (2020-2023), cumprindo o estabelecido na implantação dos PIs. Essa montagem será uma construção que se pretende ainda mais inclusiva em muitos sentidos (participação/integração, abrangência, formatos ....) e será pautada a partir do lançamento do Edital no primeiro semestre de 2019.

Sem perder o espírito gerador dos PIs, a discussão precisará incorporar uma avaliação com respeito ao atendimento das metas inicialmente idealizadas, além de se converter num planejamento de estratégias para novas metas a serem contempladas. O 2o. Ciclo dos PIs (2020-2023) planejará, assim, ações em torno de eixos temáticos (novos ou renovados) que correspondam tanto às expectativas dos integrantes da instituição e quanto às perspectivas colocadas pelos cenários institucionais ora em definição.

Muitas são as expectativas e perspectivas de trabalho. Comecemos curtindo o post na página da Fundação Joaquim Nabuco, no Facebook e acessando o Catálogo 2018 dos Programas Institucionais.


Acesse nosso Catálogo 2017 clicando aqui.
Acesse nosso Catálogo 2018 clicando aqui ou aqui.

Fim do conteúdo da página