Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O que é? > DIFOR > DIFOR > Especialização em e para os Direitos Humanos, Educação e Justiça Restaurativa
Início do conteúdo da página

Especialização em e para os Direitos Humanos, Educação e Justiça Restaurativa

Publicado: Quinta, 26 de Setembro de 2019, 16h42 | Última atualização em Sexta, 04 de Outubro de 2019, 16h49 | Acessos: 147

Objetivos do curso:

Geral:

  • Promover a pesquisa, a discussão e a aquisição e consolidação de saberes acerca da inter-relação entre direitos humanos e educação numa perspectiva geradora de práticas cidadãs democráticas na escola e na sociedade que respondam à demanda social para um desenvolvimento sustentável.

Específicos:

  • Desenvolver estudos sobre o processo histórico de construção dos direitos humanos e da sua relação com a educação nos diferentes espaços e áreas de conhecimento no Brasil, na América Latina e no mundo.
  • Identificar a educação em e para os direitos humanos no bojo das opções para construir uma sociedade fundamentada no respeito dos direitos humanos.
  • Pesquisar os principais documentos que orientam a educação em e para os direitos humanos no Brasil.
  • Abordar os pressupostos teórico-metodológicos de educação em e para os direitos humanos na perspectiva da solidariedade, a democracia e das práticas restaurativas na escola.
  • Identificar o papel de diferentes instituições e organizações na construção da educação em e para os direitos humanos.
  • Contribuir para formar educadores funcionários públicos atuando no campo da educação escolar básica nas esferas municipal, estadual e federal, comprometidos com a vivência dos direitos humanos, enriquecidos com o estudo das bases históricas e conceituais, a leitura da fundamentação e o conhecimento da construção coletiva das principais conquistas em direitos humanos, não apenas enquanto assentados no estabelecimento de aspectos legais, mas nas práticas próprias de uma educação libertadora, comprometida com o exercício de uma cidadania profundamente democrática.

Público alvo:

  • O curso é destinado a educadores, gestores da escola pública nos âmbitos municipal, estadual e federal.

Estrutura curricular:

Disciplina

Carga Horária

Direitos Humanos e Conceituações

36h/a

História dos Direitos Humanos.

36h/a

Direitos Humanos, Movimentos Sociais e Política Públicas

36h/a

Educação em e para os Direitos Humanos: democracia e cidadania.

36h/a

Justiça Restaurativa e Educação.

36h/a

Mídia, Educação e Direitos Humanos.

36h/a

Linguagem, Discurso e Direitos Humanos.

36h/a

Cultura de Paz e Justiça Restaurativa: desafios e possibilidades.

36h/a

Memória e Direitos Humanos.

36h/a

Metodologia do Trabalho Científico.

36h/a

 

Período de realização do curso:

  • Janeiro/2019 a março/2020
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página