Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Laborarte
Início do conteúdo da página

LABORATÓRIO DE PESQUISA, CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE DOCUMENTOS E OBRAS DE ARTE – LABORARTE

Publicado: Quarta, 26 de Janeiro de 2011, 18h35 | Última atualização em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 23h38 | Acessos: 111672



O Laboratório de Pesquisa, Conservação e Restauração de Documentos e Obras de Arte – Laborarte, vinculado à Coordenação-geral de Estudos da História Brasileira – Cehibra, da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte – Meca, está voltado para a execução das ações de conservação e restauração dos acervos documentais, artísticos e históricos da Fundação Joaquim Nabuco e para a prestação de serviços especializados a instituições públicas detentoras de acervos.

Por meio da pesquisa, da capacitação, do estudo e da disseminação de conceitos, métodos e técnicas de conservação preventiva e de restauração, o Laborarte busca também contribuir para a preservação do patrimônio histórico-cultural brasileiro, prioritariamente nas regiões Norte e Nordeste do País.

Com uma equipe composta por restauradores, arquitetos e técnicos em diversas áreas, elabora também projetos de conservação e restauração arquitetônica e de adequação de edifícios para a guarda de coleções.

O setor está estruturado em dois ateliês: um ateliê especializado em peças artísticas, documentais e bibliográficas constituídas em papel; outro, em pinturas de cavalete, esculturas em madeira, imagens sacras e painéis cerâmicos. Possui também um ambiente para realização de cursos e treinamentos e laboratórios equipados com instrumentos de exame e apoio às atividades técnicas.

Alguns trabalhos recentes.

Restauração da Coleção Zeus e de sete ex-votos do acervo de arte popular do Museu do Homem do Nordeste.
Diagnóstico das condições de conservação da Coleção de Obras Raras da Biblioteca Blanche Knopf da Fundação Joaquim Nabuco.
Projeto arquitetônico de restauração da casa-grande e da Capela de São Mateus do Engenho Massangana. Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco.
Restauração do acervo iconográfico da Faculdade de Direito do Recife.• Restauração dos retábulos colaterais da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Recife.
Higienização e acondicionamento do acervo documental e bibliográfico do médico e cientista Josué de Castro e da educadora pernambucana Maria Elisa Viégas.
Desinfestação e higienização de pinturas e desenhos sobre papel pertencentes ao acervo do Cehibra.
Realização de laudo técnico e acondicionamento de sete peças – cartes de visite e álbuns daguerreótipos – da Coleção Francisco Rodrigues para fins de traslado para a exposição Um Olhar sobre o Brasil no Instituto Tomie Ohtake de São Paulo.

 

Lista Final dos Candidatos Aprovados para participar do Treinamento Noções de Preservação de Acervos em Papel - Ano 2018

Turma I

1 - Adriana Viegas de Freitas
2 - Dalmariz Carvalho de Oliveira Pugliesi
3 - Maria Cristina Balbino Ribeiro
4 - Maria Marinês Gomes Vidal
5 - Patrício da Silva Fontes
6 - Rafael Melo Gomes de Araújo
7 - Suellen Barbosa Galdino
8 - Valéria Diniz Araújo Dorneles



Turma II

1 - Edilson Targino de Melo Filho
2- Faysa de Maria Oliveira e Silva
3 - Irenilda Santos da Silva Medeiros
4 - Jefferson Fernandes Dantas
5 - Leandro Silva Santos
6 - Mayara Virginia dos Santos 
7 - Tuanny Bezerra Paiva
8 - Valdicley Vilas Boas dos Santos

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página