Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS > Resumo de trabalho apresentado por Carlos Sant'anna no IV Encontro Participação, Democracia e Políticas Públicas (PDPP)
Início do conteúdo da página

Resumo de trabalho apresentado por Carlos Sant'anna no IV Encontro Participação, Democracia e Políticas Públicas (PDPP)

Publicado: Segunda, 07 de Outubro de 2019, 12h25 | Última atualização em Segunda, 07 de Outubro de 2019, 12h29 | Acessos: 449

A construção da política de igualdade racial no âmbito municipal

A formação da agenda governamental é um processo complexo, variado e dependente do contexto. O tipo ou área da política pública influencia sobremaneira o processo de construção da agenda, de formulação e de implementação. Políticas públicas direcionadas para questões de raça, gênero, região, geração e sexualidade, abarcam múltiplas dimensões, o que implica reconhecer a interseção das desigualdades, exigindo uma abordagem intersetorial e uma gestão transversal, ao mesmo tempo em que expõem barreiras institucionais, políticas e burocráticas à sua consecução. Este trabalho analisa os processos de criação de órgãos governamentais e de institucionalização da política de igualdade racial em três capitais brasileiras em perspectiva comparada. As conclusões sugerem que a variação nos resultados está associada positivamente ao poder de agência da sociedade civil no nível local; a coalizão política é um aspecto relevante para compreender processos e resultados; e o êxito da política exige modificações no nível mais profundo de crenças e valores dos atores.

Palavras-chave: agendamento, contexto, transversalidade, intersetorialidade gestão municipal.

Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.