Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Artigos - João Suassuna > Geladeiras ecológicas de argila podem chegar a -8ºC sem eletricidade
Início do conteúdo da página

Geladeiras ecológicas de argila podem chegar a -8ºC sem eletricidade

Publicado: Segunda, 05 de Outubro de 2020, 12h41 | Última atualização em Segunda, 05 de Outubro de 2020, 12h41 | Acessos: 188

Equipamentos podem mudar a vida de pessoas sem recursos ou acesso à rede elétrica.

https://ciclovivo.com.br/inovacao/geladeiras-ecologicas-de-argila-podem-chegar-a-8oc-sem-eletricidade/?fbclid=IwAR0vNR8P0BXLPO6gdW3dC5DISKHFwT647du3dO0eKCM8XG7ro0leXEReT90

 16/04/2020

geladeira ecológica
Uma geladeira não é um produto acessível para milhões de famílias carentes em todo o mundo – o eletrodomésticos é um dos mais caros e, além do preço, o equipamento também precisa de acesso à eletricidade. Além disso sua produção e uso geram impacto ambiental negativo.

Uma solução está em um material simples, usado muitas vezes em filtros de água: a argila. Sem usar eletricidade, estas geladeiras estão sendo fabricados ao redor do mundo, oferecendo uma possibilidade acessível e ecológica para quem precisa refrigerar alimentos, mas não tem condições de pagar por uma geladeira elétrica ou acesso à rede de eletricidade no local onde vive.

A água evapora e leva junto o calor

 A Ecoplanet é uma geladeira feita com lama e areia, 100% ecológica e capaz de garantir temperaturas de -8ºC sem o uso de eletricidade.  Desenvolvida por uma empresa chamada Depresa, o equipamento foi criado para as famílias que moram em regiões carentes onde não há eletricidade, para que os alimentos possam ser conservados por mais tempo.


A aparência é de um grande jarro de cerâmica e seu funcionamento ocorre por princípios físico-químicos: são dois recipientes de argila, separados por uma grossa camada de areia e terra. O equipamento é colocado a meia sombra e, quando a água da areia evapora, a temperatura da estrutura cai, garantindo alimentos frescos e conservados por muito mais tempo.

Desde 2015 os produtos da empresa são comercializados e recentemente foram incluídos em ações públicas de desenvolvimento social para garantir uma melhor qualidade de vida para famílias carentes ou que vivem em áreas rurais.

No vídeo, é possível ver como é a fabricação de geladeiras semelhantes no Marrocos.

Tecnologia indiana

Na Índia, o artesão Mansukhbai Prajapati, criou um refrigerador que não precisa de eletricidade para funcionar motivado por dificuldades financeiras que estava enfrentando.

Batizado de MittiCool, o refrigerador feito de argila consegue deixar os alimentos frescos por três dias, graças à uma câmara de água na parte superior do produto. Quando evapora, a água escorre pelas laterais da parede de cerâmica da geladeira, que têm 4 tipos diferentes de argila, fazendo com que os mantimentos continuem frescos. Ainda existe uma torneira na parte frontal, com água para ser consumida.

A temperatura da MittiCool pode ficar em torno de 8° C e o equipamento pode fazer uma grande diferença para quem não têm acesso à eletricidade e nem condições de ter uma geladeira comum.

Cada MittiCool é vendida pelo equivalente a R$ 135, o que garante o acesso a pessoas que não podem pagar por uma geladeira comum, além do fato de não precisar de energia – outro custo ou recurso não disponível para todos.

Veja um vídeo (em inglês) sobre as geladeiras de argila indianas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.