Desastres da atividade de mineração em debate na Fundaj
A atividade faz parte da programação da exposição Minas e acontece na próxima quinta-feira (9), às 19h, na sala João Cardoso Ayres, no campus Derby
A artista visual Júlia Pontés e o defensor Público Federal Francisco Nóbrega participarão de debate sobre os desastres da atividade de mineração, no campus da Fundaj Derby, na próxima quinta-feira (9). Como parte da programação da exposição Minas, a Fundação Joaquim Nabuco, por meio da sua Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca), promove a troca entre as duas personalidades, que possuem vasto conhecimento na área. O evento será aberto ao público.
Além de artista visual, Júlia Pontés é ativista ambiental na região atingida pelos desastres recentes, em Minas Gerais. A obra da convidada participa da exposição Minas. Já Francisco Nóbrega tem atuado diretamente nos processos de reparação e indenização das vítimas do rompimento da barragem do Fundão, em Mariana, ocorrido em 2015.
Na ocasião, os convidados discutirão os mecanismos de representação artística e legais dos desastres humanos e ambientais relacionados às atividades de mineração, bem como os conflitos políticos e éticos a eles associados. “A ideia da programação é reunir duas pessoas de áreas diferentes, e que compartilham de vivências de um tema em comum. No debate, levantarão de que forma as propostas legais e a representação artística podem contribuir para os reparos dos desastres causados pelas minerações”, pontuou o curador Moacir dos Anjos.
Serviço
Fundação Joaquim Nabuco/ Derby
Dia: 09.05.2019
Hora: 19h
Sala João Cardoso Ayres
Rua Henrique Dias, 609 | 1° andar
Redes Sociais