Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Domingo dos Pequenos segue tema da Exposição Assucar
Início do conteúdo da página

Domingo dos Pequenos segue tema da Exposição Assucar

Publicado: Quinta, 14 de Março de 2019, 16h04 | Última atualização em Quinta, 14 de Março de 2019, 17h58 | Acessos: 207

Evento ensina a criançada sobre a culinária e os utensílios do livro Assucar, de Gilberto Freyre

A próxima edição do Domingo dos Pequenos terá um sabor especial. O evento vai seguir o tema açucarado em homenagem ao livro Assucar, de Gilberto Freyre, que comemora seus 80 anos de lançamento. A edição de 17 de março incorpora a programação dos 70 anos da Fundaj e pretende envolver a criançada com doces e utensílios mencionados pelo sociólogo em seu livro de receitas no século passado, que ainda hoje continuam atuais.

“A ideia é que as crianças confeccionem seus próprios caderninho de receitas e conheçam diferentes tipos de doce, como o alfenim, a cocada e o doce de jaca” explica a coordenadora do Educativo do Museu, Edna Silva. O evento propõe atividades que carregam a ideia do açúcar e do afeto, como a oficina de torrões de açúcar, com preparos em formatos de coração, flor e coelho, e confecção de bomboniere, que utiliza material reciclável para incentivar a consciência ambiental. “É uma maneira da gente brincar de uma forma respeitosa e muito ligada a importância que esse livro traz para povo nordestino.”

Uma das atrações deste Domingo dos Pequenos é o Bingo Muhne, um momento que une todo o público para sortear três cestas contendo utensílios que são utilizados no preparo de alguns doces e que são citados no livro Assucar. Segundo Edna, é uma forma de gerar compreensão acerca da sociologia do doce junto com a sociologia das gerações, ambas citadas por Gilberto Freyre.

Esta edição traz também como convidadas especiais as crianças do Lar Maná de Acolhimento e Reintegração, situado no bairro da Tabajara, Município de Paulista. Desde 2008, o Lar disponibiliza assistência física e psicológica para reintegração de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. “Vamos trabalhar de perto com essas crianças para que elas consigam usufruir desse sabor que é compreender o dia a dia da Fundaj e do Museu, e entendam o quanto elas são importantes para nós” afirma Edna.

Serviço:
Domingo dos Pequenos
Data: 17 de março
Horário: 9h às 12h
Local: Museu do Homem do Nordeste
Faixa etária: 3 a 12 anos
Gratuito
Inscrições no local

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página