Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Clima de carnaval toma conta do Domingo dos Pequenos
Início do conteúdo da página

Clima de carnaval toma conta do Domingo dos Pequenos

Publicado: Segunda, 11 de Fevereiro de 2019, 13h42 | Última atualização em Segunda, 11 de Fevereiro de 2019, 16h57 | Acessos: 349

Em fevereiro, a edição do Domingo dos Pequenos vai ser uma verdadeira folia para as crianças. Na manhã do próximo domingo (17), o Museu do Homem do Nordeste (Muhne) contará com uma programação especial de carnaval desenvolvida pela comissão de educadores, que vai oferecer música, oficinas e baile infantil.

"O intuito do Domingo dos Pequenos vai além das atrações e atividade lúdicas. Temos o objetivo de promover ações educativas, principalmente sobre a cultura pernambucana." Afirma a educadora responsável pela programação do evento, Olga Fernandes.

As famílias que quiserem participar devem chegar ao local às 9h para fazer a inscrição nas atrações oferecidas. As vagas são limitadas para as oficina de frevo, de história carnavalesca “Quem sou eu no carnaval do Muhne?”, e de estandarte. Ao todo, serão 4 oficinas que exploram habilidades musicais, corporais e artísticas, além das questões históricas do carnaval.

Oficina Sensorial - 9h

Com o objetivo de envolver as crianças com a sonoridade do carnaval, a oficina propõe a confecção de instrumentos musicais percussivos. A ideia é trabalhar a percepção sonora para os diferentes sons e instrumentos, bem como mostrar para as crianças a importância da reutilização de materiais, usando garrafa pet e cano de pvc para a confecção dos instrumentos.

*ideal para as crianças com 4 anos

Oficina de Frevo - 9:30h às 10:30h

A vivência da dança será tema enquanto exercício de expressão corporal e de compreensão da história dos passos, que possuem origem na capoeira. Assim, os pequenos vão aprender passos tradicionais da dança pernambucana e vão cair no paço.

*ideal para 6 anos de idade

Oficina “Quem sou eu no carnaval do Muhme?” - 9:30 às 11h

A oficina será dividida em 3 etapas e visa levar conhecimento sobre a história dos elementos da cultura carnavalesca de Pernambuco. Em visita guiada ao Museu do Homem do Nordeste, as crianças vão conhecer as partes que falam das manifestações culturais, como maracatu rural, maracatu nação, caboclo de lança e bumba meu boi. Depois, uma brincadeira que vai entregar papéis com personagens do acervo do museu para elas identificarem e na sequência vão colocar a mão na massa e produzir as máscaras carnavalescas dos personagens correspondentes.

*ideal para crianças a partir dos 7 anos

Oficina de Estandarte - 10h às 11h

De forma dinâmica, o responsável pela oficina vai dialogar sobre a importância do estandarte, que surgiu há séculos e foi incorporada nas agremiações carnavalescas com a função de anunciar blocos e maracatus. A oficina promete explorar a criatividade e ao final os estandartes produzidos vão desfilar no bailinho de encerramento do Carnaval dos Pequenos.

*ideal para 6 anos de idade

Apresentação da Orquestra Romero de Andrade e Banda - 10:30h às 12h

Com o patrocínio da Editora CEPE, a orquestra de frevo irá se apresentar das 10:30 às 11h. A partir das 11h, vai animar o Bloquinho de Carnaval que encerrará o Carnaval dos Pequenos e que promete envolver todas as famílias em uma festa alegre no pátio do Museu do Homem do Nordeste. Ao som da Orquestra Romero de Andrade e Banda, as crianças também vão poder exibir o que fizeram ao longo da manhã.

Serviço

Carnaval dos Pequenos

Local: Museu do Homem do Nordeste, Av. Dezessete de Agosto, 2187, Casa Forte

Dia: 17 de fevereiro

Horário: 9h às 12h

Entrada gratuita, inscrição no local às 9h

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página