Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Conhecendo melhor os Programas Institucionais da Fundaj
Início do conteúdo da página

Conhecendo melhor os Programas Institucionais da Fundaj

Publicado: Quarta, 30 de Janeiro de 2019, 18h07 | Última atualização em Quarta, 30 de Janeiro de 2019, 18h53 | Acessos: 252

Com muita satisfação arrematamos 2018; são muitas as evidências de que os Programas Institucionais (2016-2019) têm se mantido ativos na propensão de um ambiente cooperativo,  de aprendizagem e de conhecimento na Fundaj. Com importantes resultados e já consolidando uma estratégia a ser resguardada na instituição, os PIs preservam conjuntos de ações que incorporam tematicamente as várias dimensões da atuação institucional: pesquisa, formação, articulação em rede (em vários níveis); partilha de conhecimento com o setor público, a sociedade e o mundo acadêmico. O efeito que ora já se difunde entre instituições atuantes e interessadas nos programas, tem se ampliado e fortalecido; são diferentes formas de convênios, acordos de cooperação ou ações em parceria, disseminando, compartilhando os frutos e ganhos desse trabalho.

Concluímos como planejamos o Catálogo 2018 dos Programas Institucionais; destacamos os achados das pesquisas, os registros de campo; os eventos; os cursos, os vídeos, os acervos, as publicações dos componentes das equipes e os livros constituintes da Série dos PIs. A experiência dos coordenadores (ras) e o compromisso das pessoas que fazem as equipes dos projetos e ações foram fundamentais para a seleção e a coleção das notas especialmente reveladas em cada programa; são destaques representativos do tema ou do alcance obtido pelo trabalho do grupo. Tudo isso subsiste como inspiração para seguirmos com o ano de 2019, finalizando o Ciclo.

Mas esse resultado nos motiva sobretudo a dar início às discussões para a montagem de um novo Ciclo (2020-2023), cumprindo o estabelecido na implantação dos PIs. Essa montagem será uma construção que se pretende ainda mais inclusiva em muitos sentidos (participação/integração, abrangência, formatos ....) e será pautada a partir do lançamento do Edital no primeiro semestre de 2019.

Sem perder o espírito gerador dos PIs, a discussão precisará incorporar uma avaliação com respeito ao atendimento das metas inicialmente idealizadas, além de se converter num planejamento de estratégias para novas metas a serem contempladas. O 2o. Ciclo dos PIs (2020-2023) planejará, assim, ações em torno de eixos temáticos (novos ou renovados) que correspondam tanto às expectativas dos integrantes da instituição e quanto às perspectivas colocadas pelos cenários institucionais ora em definição.

Muitas são as expectativas e perspectivas de trabalho. Comecemos curtindo o post na página da Fundação Joaquim Nabuco, no Facebook e acessando o Catálogo 2018 dos Programas Institucionais clicando aqui.

Coordenação dos Programas Institucionais

 

Carta

Fim do conteúdo da página