Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Acordo de cooperação com a Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação é aprovado na 119ª Reunião do Condir
Início do conteúdo da página

Acordo de cooperação com a Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação é aprovado na 119ª Reunião do Condir

Publicado: Sexta, 30 de Julho de 2021, 09h57 | Última atualização em Sexta, 30 de Julho de 2021, 11h17 | Acessos: 230

Outros acordos de cooperação e um relatório de pesquisa também foram pautas do encontro

Esta quinta-feira (29) foi marcada pela 119ª Reunião Ordinária do Conselho Diretor (Condir) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). O encontro aconteceu por meio da plataforma Google Meet e teve como principais destaques a aprovação de acordos de cooperação técnica e de um relatório de pesquisa.

A primeira pauta da ordem do dia foi a proposta de Acordo de Cooperação Técnica entre a Fundaj e a Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp), do Ministério da Educação (MEC). O relator foi o diretor de Planejamento e Administração (Diplad), Allan Araújo, que destacou a iniciativa de educação inclusiva a partir da exportação da tecnologia da Fundaj para promover sessões de cinema acessível e atender a alunos das redes pública e privada de ensino.

O presidente da Casa, Antônio Campos, destacou os projetos do Cinema da Fundação pela democratização de filmes e documentários. “Temos que dar todos os créditos ao Alumiar, ao Índigo e ao importante e trabalho da coordenadora Ana Farache”, disse.

O Conselho Diretor aprovou a proposta com unanimidade. “Essa é uma pauta de extrema relevância, não apenas para a Fundação, mas para todo o país. É fundamental que tenhamos essa compreensão de que nossa atuação é pública e o que fazemos deve ter interesse público”, ressaltou o diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte, Mário Hélio.

A reunião seguiu com a proposta de relatório de pesquisa “A qualidade da educação e a elaboração de indicadores para subsidiar políticas de educação e cultura”. Ela foi apresentada por Mario Helio e trata de um projeto iniciado em 2017 e que teve coordenação de Maurício Antunes Tavares e participação de pesquisadores da Fundaj e da UFPE. Além de ser relator da proposta, Mario Helio recomendou que a mesma fosse divulgada, “tendo em vista que pode ser útil à reflexão e à prática dos gestores públicos nas políticas de educação e cultura”. Todos os diretores foram favoráveis ao item.

Em seguida, o diretor da Dipes, Luís Henrique Romani apresentou a proposta de Acordo de Cooperação Técnica entre a Fundaj e a Prefeitura de Sairé. O ofício enviado pelo prefeito da cidade pernambucana, que solicitou o apoio da Fundação Joaquim Nabuco na capacitação e treinamento da equipe do Museu Municipal Horácio José dos Santos. Romani destacou a relevância do acordo para a manutenção da história do município como processo educativo e preservação do patrimônio cultural. Todos os conselheiros aprovaram a proposta.

A última pauta da ordem do dia foi apresentada por Allan Araújo. A proposta de Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) tem como finalidade estabelecer cooperação mútua entre as instituições para ações e publicações a partir de bancos de dados da pesquisa “Acompanhamento Longitudinal do Desempenho Escolar de Alunos da Rede Pública Ensino Fundamental do Recife”, desenvolvida no âmbito da Dipes.

Assuntos de ordem geral

Durante a reunião, o Conselho Diretor tratou de assuntos da ordem geral, como planejamentos das atividades do próximo mês na Fundação Joaquim Nabuco. Dentre os temas estiveram a reabertura do Museu do Homem do Nordeste e a celebração do Dia de Joaquim Nabuco e da Cultura Pernambucana, 19 de agosto.

Por fim, o presidente da Fundaj, Antônio Campos, chamou a atenção para a necessidade de uma avaliação da portaria atual de regime de trabalho da Casa, para saber se ela precisa de readequações normativas.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.