Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Caderno de Estudos Sociais abre chamada pública de artigos sobre educação latino-americana na pandemia
Início do conteúdo da página

Caderno de Estudos Sociais abre chamada pública de artigos sobre educação latino-americana na pandemia

Publicado: Segunda, 10 de Mai de 2021, 11h16 | Última atualização em Segunda, 10 de Mai de 2021, 11h16 | Acessos: 304

Dossiê temático será publicado no segundo semestre de 2021. Prazo de submissão segue até 31 de julho
 
Quais os principais desafios para assegurar o direito de crianças e jovens à educação durante a pandemia? Que alternativas estão adotando os países latino-americanos? Em meio à maior crise sanitária do século, a revista Cadernos de Estudos Sociais, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), convida pesquisadores a integrarem o dossiê temático "Políticas Educacionais e o Direito à Educação em tempos de pandemia", que será lançado pelo periódico no segundo semestre de 2021. Os interessados deverão submeter suas produções em periodicos.fundaj.gov.br/CAD, até 31 de julho de 2021, de acordo com as normas descritas no site.
 
O número é co-produzido pelo Grupo de Trabalho Políticas Educacionais e o Direito à Educação, do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO).  "A proposta do Dossiê tem como objetivo oferecer aos leitores um panorama das políticas educacionais no contexto da pandemia. Com o fechamento das escolas e adoção do ensino híbrido, e mesmo num momento futuro pós-pandemia, vão acontecer mudanças nas políticas e queremos entender como isso está se processando", explica a pesquisadora da Dipes Patrícia Simões, editora responsável pelo Caderno de Estudos Sociais.
 
Para a pesquisadora Cibele Rodrigues, co-coordenadora do GT/CLACSO e co-editora da publicação, a construção e divulgação em rede garantirá uma maior cobertura e projeção do dossiê. "Os professores e as gestões públicas estão passando por inúmeros desafios, por isso escolhemos abordar esta temática no próximo número. A expectativa é que o trabalho tenha uma participação de países diferentes. Estando a Fundaj vinculada ao CLACSO desde a sua criação, pensamos abranger aos 14 países que compõem o GT, diferentes visões e alternativas adotadas", conta Cibele. A fim de ampliar a distribuição da produção, todos os artigos serão publicados em português e espanhol.
 
Sobre os Cadernos de Estudos Sociais
Editada semestralmente pela Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes), a revista Cadernos de Estudos Sociais foi lançada em 1985. Sua linha editorial busca dar espaço para o debate de temas atuais da sociedade, seja através de discussões teórica-metodológicas ou do resultado de pesquisas, resenhas e notas. Os trabalhos publicados neste periódico são produzidos por pesquisadores de universidades e instituições brasileiras e do exterior. Desde 2012, o conteúdo é publicado no Portal de Periódicos da Fundação Joaquim Nabuco. Acesse em periodicos.fundaj.gov.br
 
Sobre o CLACSO
Fundada em 1967, o Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais é uma instituição não-governamental que associa 195 centros de investigação, assim como programas de licenciatura e de pós-graduação na área das ciências sociais de 22 países. Dentre os objetivos do CLACSO estão construir pontes entre a pesquisa social e as políticas públicas, promovendo ações inovadoras, criativas e viáveis diante dos grandes desafios sociais, educacionais, culturais e ambientais da América Latina e do Caribe; Fortalecer os processos de internacionalização acadêmica na América Latina e no Caribe.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.