Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Curso da Fundaj reflete sobre construção de identidade, fé e manifestações religiosas no turismo
Início do conteúdo da página

Curso da Fundaj reflete sobre construção de identidade, fé e manifestações religiosas no turismo

Publicado: Segunda, 03 de Mai de 2021, 10h18 | Última atualização em Segunda, 03 de Mai de 2021, 10h18 | Acessos: 68

Roteiros para o Turismo Religioso no Nordeste do Brasil foi uma capacitação oferecida pela Dimeca

 

O curso Roteiros para o Turismo Religioso no Nordeste do Brasil, da Fundação Joaquim Nabuco, ofertado por meio da sua Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca), foi finalizado nesta segunda-feira (30). Foram mais de 300 inscritos para participar da capacitação coordenada por Andréa Berenguer. As cinco aulas aconteceram pela plataforma virtual Google Meet e foram ministradas também pela antropóloga do Museu do Homem do Nordeste, Ciema Mello, o diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte da Fundação Joaquim Nabuco e doutor em Antropologia, Mario Helio, o doutorando em Arqueologia e Mestre em Ciências da Religião, Múcio Aguiar, e a educadora da Coordenação de Ações Educativas e Comunitárias do Museu do Homem do Nordeste, especialista em Produção e Gerenciamento de Eventos e graduada em Turismo, Olga Santos.

Durante a última aula do curso, ministrada por Olga Santos, foram apresentados roteiros, eventos e atrativos religiosos de cada estado da região Nordeste. Em um passeio virtual pelos festejos, tradições e manifestações de fé, a professora destacou a diversidade religiosa, cultural e história do Nordeste. Dentro os festejos, foram citados: Festa de Nossa Senhora de Nazaré (MA), Romaria de Aniversário e Morte de Padre Cícero (CE), Procissão do Fogaréu (PI), Festa de Santa Luzia (RN), Festa à Iemanjá (SE), Maragofé (AL), Lavagem das Escadarias das Igrejas (BA), Romaria de Frei Damião (PB) e a Noite dos Tambores Silenciosos (PE).

Olga também chamou atenção para a importância de se pensar nos desafios que o turismo enfrenta, como acessibilidade, infraestrutura e, no momento atual de pandemia, segurança sanitária. “Precisamos também da capacitação para o receptivo do turismo religioso, porque sem isso corremos o risco de passar mensagens que não correspondem à história do atrativo e da localidade”, completou.

“O turismo religioso é amplo, a cada dia vamos achando mais rastros históricos. É importante, quando formos fazer um roteiro, nos preocuparmos se o roteiro é cultural, se a religião é parte da cultura e da construção de um povo ou se o roteiro é religioso e o nicho do grupo atraído tem a religião como principal motivação”, explicou Andréa.

Como atividade de encerramento, eles tiveram que entregar sugestões de roteiros turísticos e alguns deles fizeram apresentações. Renan Rolim apresentou um roteiro focado no turismo de pessoas que se deslocam de bicicleta, onde o foco principal seria o Santuário de São Severino e os turistas conheceriam comidas típicas da região e visitariam as principais igrejas da cidade. Já o Padre Gleiber Dantas criou um guia com foco no Caminho das Santas e poderia ser feito de bicicleta, ônibus ou veículo automotor. Os alunos e professores puderam interagir simultaneamente via vídeo ou chat. “Roteiros para o Turismo Religioso no Nordeste do Brasil” iniciou na última segunda-feira (26), teve dez horas de duração e foi um curso voltado para gestores e estudantes de turismo dos municípios do Nordeste.

 

Confira a cobertura completa:

Primeiro dia:

https://www.fundaj.gov.br/index.php/area-de-imprensa/14711-curso-sobre-turismo-fe-e-culturas-do-nordeste-teve-inicio-nesta-segunda-feira-27

 

Segundo dia:

https://www.fundaj.gov.br/index.php/area-de-imprensa/14726-antropologa-da-fundaj-reflete-sobre-fe-religiosa-em-curso-de-capacitacao

 

Terceiro dia:

https://www.fundaj.gov.br/index.php/area-de-imprensa/14750-diretor-da-dimeca-ressalta-a-forca-da-religiao-no-nordeste

 

Quarto dia:

https://www.fundaj.gov.br/index.php/area-de-imprensa/14751-arqueologo-palestra-sobre-caminhos-da-fe-no-curso-roteiros-para-o-turismo-religioso-no-nordeste-do-brasil

 

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.