Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Estudantes que participaram do PIBIC Ensino Médio são aprovados no Sisu 2021
Início do conteúdo da página

Estudantes que participaram do PIBIC Ensino Médio são aprovados no Sisu 2021

Publicado: Terça, 20 de Abril de 2021, 15h50 | Última atualização em Segunda, 26 de Abril de 2021, 11h12 | Acessos: 165

Alunos/as da Escola Professor Cândido Duarte, no bairro de Apipucos, ingressaram em universidades públicas

 

Estudantes bolsistas que participaram do Programa de Iniciação Científica da Fundação Joaquim Nabuco (PIBIC/CNPq/Fundaj), em sua linha para o ensino médio, foram aprovados no Sisu 2021 (Sistema de Seleção Unificada). O resultado oficial saiu na última sexta-feira (16). Neste ano, obtiveram sucesso alunos/as da Escola de Referência de Ensino Médio (EREM) Professor Cândido Duarte, no bairro de Apipucos, Zona Norte do Recife.

Os cinco estudantes do programa que conseguiram a aprovação em universidades públicas foram bolsistas no período de agosto de 2019 a julho de 2020: Anna Clésia Nunes Fernandes da Silva (Ciências Biológicas – Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE); Gabriele Cecília Lima Paixão (Ciências Biológicas – UFRPE); Gabriel Emanuel Soares Brasileiro da Silva (Direito – Universidade de Pernambuco –UPE); Maria Clara Flores (Ciências Biológicas - UFPE) e Vivian Souza da Silva (Ciências Sociais – UFRPE).

Os estudantes ingressaram no PIBIC quando estavam no 2º ano do ensino médio e concluíram na metade do 3º ano letivo. Nesse espaço de tempo (2019.2 e 2020.1), desenvolveram a pesquisa “Juventude e Diversidade”.

Além dos estudantes, a Fundaj, por meio da sua Diretoria de Pesquisas Sociais, também parabeniza os pesquisadores/orientadores – Alexandre Zarias, Allan Rodrigo Arantes Monteiro, Ana de Fátima P. de S. Abranches, Darcilene Claudio Gomes, Joanildo Albuquerque Burity e Túlio Augusto Velho Barreto de Araújo – que atuam no PIBIC Ensino Médio.

“Nosso objetivo é trabalhar a iniciação científica com estudantes do ensino médio a partir de temas ligados as ciências sociais, voltado para o desenvolvimento do pensamento crítico e científico. O programa tem suas diretrizes e orientações estabelecidas em Regimento Interno próprio”, comentou a pedagoga Ana Abranches, atual coordenadora do PIBIC Ensino Médio.

O PIBIC Ensino Médio começa tradicionalmente no segundo semestre de cada ano após uma seleção no final do primeiro semestre. Os estudantes aprovados recebem uma bolsa por um período de 12 meses. As bolsas são financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Estudantes aprovados

Anna Clésia Nunes Fernandes da Silva - Ciências Biológicas - UFRPE;

Gabriele Cecília Lima Paixão - Ciências Biológicas - UFRPE;

Gabriel Emanuel Soares Brasileiro da Silva - Direito - UPE;

Maria Clara Flores - Ciências Biológicas - UFPE

Vivian Souza da Silva- Ciências Sociais - UFRPE.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.