Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Primeiro InovaFundaj de 2021 debate os desafios e soluções da Economia Circular
Início do conteúdo da página

Primeiro InovaFundaj de 2021 debate os desafios e soluções da Economia Circular

Publicado: Sexta, 19 de Fevereiro de 2021, 18h04 | Última atualização em Terça, 23 de Fevereiro de 2021, 15h20 | Acessos: 75

Público poderá acompanhar a live pelo canal do YouTube da Fundaj, no próximo dia 25

Para onde vão os seus eletroeletrônicos após o consumo? Você realiza o descarte corretamente? É com base nesses questionamentos que o primeiro webinário InovaFundaj de 2021 terá como tema "Economia Circular: Desafios e Soluções". Sávio França, mestrando em Tecnologia Ambiental pelo Instituto Tecnológico de Pernambuco - ITEP, e Adeilton Correia, chefe do departamento de Gestão de Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Pernambuco, serão os palestrantes do evento que vai ser transmitido ao vivo no canal da Fundaj no YouTube, no próximo dia 25, a partir das 19h. O debate será mediado pelo mestre em Tecnologias Ambientais e especialista em Gestão Pública, Abraão Rodrigues Lira. Ele é engenheiro de produção e tem mais de 20 anos de experiência no setor industrial.

A live celebrará o acordo de cooperação técnica entre a Fundaj e o Instituto de Inovação e Economia Circular. A instituição é responsável pelo Centro de Recondicionamento de Computadores do Recife (CRC-Recife), uma parceria público-privada entre os Maristas no Brasil e o Governo Federal. A parceria vai possibilitar ainda a restauração dos equipamentos e doação para instituições sem fins lucrativos de Pernambuco e de outros estados do Nordeste. “Será uma oportunidade para que toda a sociedade possa aprender, debater e discutir a economia circular. Todos nós temos metas a serem cumpridas com o planeta”, conta Wagner Maciel, Diretor de Formação Profissional e Inovação.

Economia circular é um conceito utilizado para representar o desenvolvimento sustentável, que visa a otimização da produção de recursos. Os resíduos de equipamentos eletrônicos são os que mais crescem no planeta e, em sua maioria, não passam pelo processo de reciclagem. "Apenas 3% dessa massa é reciclada e a matéria-prima é reintroduzida a processos fabris e industriais. Esse é um desafio gigante, um problema que não é pequeno", explica Sávio França, um dos palestrantes do evento.

“Esse acordo trata do descarte ambientalmente adequado de todos os bens da Fundação Joaquim Nabuco que são classificados como ociosos, antieconômicos e/ou inservíveis. Esses bens vão ser repassados para o CRC-Recife e aqui eles passam por vários processos homologados”, comemora Sávio, que é diretor e responsável pela implantação e implementação do Centro de Recondicionamento de Computadores do Recife.

Serviço
Evento: InovaFundaj
Tema: Economia Circular: Desafios e Soluções
Data: 25 de fevereiro de 2021
Horário: 19h
Plataforma: canal da Fundaj no YouTube
Convidados: Sávio França e Adeilton Correia
Mediador: Abraão Rodrigues Lira

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.