Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Balanço Difor: Diretoria de Formação Profissional e Inovação investiu em capacitações remotas e ciclos de palestras virtuais
Início do conteúdo da página

Balanço Difor: Diretoria de Formação Profissional e Inovação investiu em capacitações remotas e ciclos de palestras virtuais

Publicado: Quarta, 23 de Dezembro de 2020, 15h55 | Última atualização em Terça, 19 de Janeiro de 2021, 15h00 | Acessos: 111

Diretoria encerra 2020 com atividades previstas adaptadas e cumpridas remotamente 

Mesmo em um cenário pandêmico da Covid-19, que impactou profundamente a rotina em diversos aspectos, a Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor) da Fundação Joaquim Nabuco cumpriu o cronograma de atividades e qualificações para o ano de 2020. Algumas adequações foram feitas para que as capacitações fossem desenvolvidas remotamente no formado de Educação à Distância (EAD) em salas virtuais via Google Meet e pela plataforma de aprendizagem Moodle.

O ciclo de palestras InovaFundaj foi um dos eventos de maior relevância desenvolvido pela Diretoria, que contou com palestrantes renomados nacional e internacionalmente. O lançamento da primeira edição em formato webinário ocorreu no mês de abril. Semanalmente, eram abordados assuntos diversos que contribuíram para a capacitação de servidores públicos, profissionais da rede privada e sociedade civil como um todo. Foram, ao total, 14 edições, todas virtuais, com média de 35 participantes por encontro e mais de 1300 visualizações no canal da Fundaj no YouTube. Todos os palestrantes participaram dos encontros sem cobrar cachê.

Seguindo o cronograma de atividades da diretoria, o Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) formou, no ano de 2020, 19 mestres, e o Programa de Mestrado Acadêmico em Educação, Cultura e Identidades (PPGECI), em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), mais 13, totalizando em 32 mestres aprovados pela Casa.  

Os cursos promovidos pela Escola de Inovação e Políticas Públicas (Eipp) da Fundaj surpreenderam positivamente em 2020. Foram oferecidas 23 capacitações (nove a mais que em 2019), totalizando 734 participantes. As especializações Em e Para os Direitos Humanos e Justiça Restaurativa formaram 22 especialistas, já Especialização Museus, Identidades e Comunidades, 38, somando em 60 especialistas outorgados pela Instituição. Além disso, em setembro, cinco pesquisadores da Casa concluíram doutorado em parceria com o Doutorado Interinstitucional (Dinter) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

"Apesar da pandemia e das dificuldades que encontramos no caminho, este ano foi muito positivo. Trabalhamos e nos planejamos para seguir com o nosso cronograma anual. Ofertarmos 23 capacitações, sendo todas de autonomia da Escola de Inovação e Políticas Públicas (Eipp) da Fundaj. Em abril, nos planejamos para iniciar todas as atividades virtuais. Tivemos alunos de outros estados e países, palestrantes de excelente nível. Programamos tudo para o ‘novo normal’ que estamos vivendo", afirmou Wagner Maciel, diretor de Formação Profissional e Inovação (Difor) da Fundaj. 

"Além dos seminários, debates e atividades do cotidiano, para o ano de 2021, há grandes projetos em curso que estamos preparando. Estamos trabalhando incansavelmente para ampliar o número de capacitações oferecidas ao público. Em nosso cronograma estão previstos três cursos: Restauro do Patrimônio Histórico, Economia e Desenvolvimento Regional e Gestão Pública e Inovação. Vamos ofertar cerca de 30 cursos pela Escola de Inovação e Políticas Públicas e continuar com os mestrados. Seguimos trabalhando para o cumprimento de toda nossa agenda de atividades para esse ano novo", acrescentou Maciel.

Agenda

Outros eventos, palestras, cursos, lives e seminários também foram ofertados de forma virtual por conta da pandemia, entre os quais estão A Semana da Juventude, o 1º Seminário Nacional ProfSocio; os cursos de Produção de Textos Científicos, Compliance na Administração Pública, IN 05 e suas Atualizações; Gestões de Riscos nas Contratações Públicas, Liderança de Alta Performance no Setor Público; além da seleção pública de instrutores para ministrar cursos online de curta duração ofertados pela Eipp, e o lançamento do complexo Cultural Gilberto Freyre e do Prêmio Delmiro Gouveia de Economia Criativa.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.