Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Fundaj debaterá sobre Educação com pesquisadores do programa de Doutorado Interinstitucional 
Início do conteúdo da página

Fundaj debaterá sobre Educação com pesquisadores do programa de Doutorado Interinstitucional 

Publicado: Sexta, 20 de Novembro de 2020, 18h06 | Última atualização em Sexta, 20 de Novembro de 2020, 18h06 | Acessos: 128

Em parceria com a Facepe, live será realizada pelo canal da instituição no YouTube no dia 24 deste mês, às 10h

 

 

Pesquisadores da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), vão participar de uma live sobre Educação e suas conexões. Os estudiosos são formados pelo Doutorado Interinstitucional (Dinter) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). As apresentações, que vão ao ar no dia 24 de novembro às 10h pelo canal do YouTube da Fundaj, são realizadas a partir das teses de doutorado recentemente defendidas no programa de pesquisa. A live é uma parceria com a Facepe.

“O intuito é contribuir com o debate sobre a melhoria da educação no País a partir de experiências e de teses acadêmicas e de teses aprofundadas”, diz o pesquisador Neison Freire, coordenador do evento. A apresentação tem como proposta mostrar quatro experiências distintas de doutorado, que trabalham com educação, mostrando a diversidade, a riqueza, e os desafios da educação para o Nordeste e para o Brasil a partir de diferentes visões. A importância do debate sobre educação e seus desdobramentos se dá na esteira de que quanto mais informação e mais investigação sobre a educação, melhor será as condições de aprimorar as políticas públicas para o setor.

A temática da educação é um tema que perpassa todas as teses de doutorado defendidas no programa da Dinter com a UFMA em 2020. A pesquisadora Alexandrina Sobreira, coordenadora da Dinter, será a mediadora da live, que deve abrir a apresentação falando em 10 minutos sobre o programa de doutorado. “Este foi o único doutorado da Fundaj. Pela modalidade Dinter com a UFMA, o curso possui nível 6 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes)”, enfatizou a coordenadora do doutorado na Fundaj, dra. Alexandrina Sobreira.

A professora Salviana Santos Sousa, falará em nome da UFMA em um tempo de 10min sobre o programa de doutorado e, em seguida, cada uma das 4 doutoras: Zarah Lira, Mônica Monteiro, Suiany Padilha, Verônica Fernandes. Todas farão uma explanação de 20min. A ordem de apresentação das palestrantes segue por ordem de defesa da tese, começando pela que defendeu primeiro e assim sucessivamente. No encerramento, Alexandrina fará um breve discurso de 10min.

Para a pesquisadora Verônica Fernandes, “A live será um espaço de diálogo entre autoras de teses correlacionadas a políticas educacionais. A difusão de parte do conhecimento produzido é mais uma oportunidade de estimular o debate sobre questões fundamentais como qualidade da educação, valorização docente e o papel do Estado na gestão da educação pública”.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.