Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Fundaj realiza XVI Jornada de Iniciação Científica no formato virtual
Início do conteúdo da página

Fundaj realiza XVI Jornada de Iniciação Científica no formato virtual

Publicado: Sexta, 20 de Novembro de 2020, 18h03 | Última atualização em Sexta, 20 de Novembro de 2020, 18h03 | Acessos: 166

De 23 a 25 deste mês estudantes apresentarão os resultados de pesquisa . Evento será virtual 



Pela primeira vez, a Jornada de Iniciação Científica (JOIC) promovida pelo Programa de Iniciação Científica CNPq/Fundaj, será realizado totalmente no formato virtual, respeitando as orientações dos órgãos de saúde pública durante a pandemia de Covid-19. O evento está marcado para acontecer nos dias 23, 24 e 25 de novembro e será realizado em sua XVI edição. A programação conta com apresentação de 31 trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas durante o período 2019-2020. 

Algumas apresentações acontecem ao vivo e outras com vídeos gravados. Wilson Fusco, coordenador da JOIC, classifica esta experiência como sendo “inédita”. “Temos a expectativa de um ótimo evento, com discussões produtivas sobre os resultados das pesquisas. A jornada é o coroamento de um ano de trabalho que representa o contato dos alunos com a prática científica, passada pelo orientador por meio das atividades de pesquisa desenvolvidas em ambiente adequado, cheio de desafios, mas com os meios para superação e crescimento intelectual”, disse.

A realização da jornada marca o encerramento das atividades dos bolsistas, que tem na apresentação dos seus resultados de pesquisa importante componente na formação de novos pesquisadores. O Programa de Iniciação Científica tem como papel contribuir no desenvolvimento de novos talentos para o campo da pesquisa científica, o qual está cada vez mais exigente, principalmente no campo da comunicação científica para conquista do apoio social e formação de uma cultura científica. 

A JOIC é organizada pelo Comitê PIBIC integrado por servidores das três diretorias finalísticas da Fundaj: Wilson Fusco, Viviane Toraci, Darcilene Gomes, Allan Monteiro, Cristine Bonfim, Hérrisson Dutra. Ainda segundo Fusco, todos os bolsistas de iniciação científica da Fundação Joaquim Nabuco devem apresentar os resultados de suas pesquisas ao final do período de um ano. Essa apresentação faz parte dos deveres assumidos pelos bolsistas, assim como a entrega de um relatório final e de um resumo expandido, o qual será publicado nos anais da XVI JOIC. A apresentação é a última etapa a ser cumprida pelo bolsista.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fundaj.gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.