Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Muhne e Engenho Massangana promovem semana dedicada às crianças no Instagram
Início do conteúdo da página

Muhne e Engenho Massangana promovem semana dedicada às crianças no Instagram

Publicado: Sexta, 09 de Outubro de 2020, 18h38 | Última atualização em Sexta, 09 de Outubro de 2020, 18h38 | Acessos: 114

2ª edição virtual do Domingo dos Pequenos integra programação da Semana das Crianças, realizada de 15 a 18 de outubro

A Coordenação de Ações Educativas e Comunitárias do Museu do Homem do Nordeste (Muhne) e Engenho Massangana iniciou os preparativos para a Semana das Crianças, evento que integra o calendário de atividades dos equipamentos culturais da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Excepcionalmente este ano, o encontro com a criançada ocorrerá virtualmente, nos perfis do Instagram do Muhne (@museudohomemdonordeste) e do Engenho Massangana (@engenhomassangana), de 15 a 18 de outubro. Todo material produzido pela equipe do Educativo será publicado no feed (IGTV) de ambas as contas no Instagram e no YouTube da Fundaj.

Dentro da programação da Semana das Crianças está a 2ª edição virtual do Domingo dos Pequenos, ação voltada para o público infantil que, antes da pandemia, ocorria de forma presencial no terceiro domingo do mês. O Domingo dos Pequenos acontecerá no dia 18 de outubro, das 10h às 13h, com publicações de oficinas – confecção de bola de meia, confecção de cavalo de pau e livrinho Pop-up.

“Nesta edição do Domingo dos Pequenos, o fio condutor será brinquedos e brincadeiras populares, buscando assim introduzir a temática da próxima exposição do Muhne e do Engenho Massangana para o público de ambos espaços”, disse a coordenadora de Ações Educativas do Muhne, Edna Silva.

Com a criançada de 4 a 12 anos como público principal, a Semana das Crianças terá uma variedade de atividades educativas, entre elas oficinas de confecção de tintas naturais, de origami e de pulseiras de lã/artesanato, além da dinâmica de construção de jogo da memória. Nas ações, o acervo do Muhne e do Engenho Massagana será explorado para o conhecimento do público e a valorização das peças.

“Nossa ideia é reavivar e resgatar o brincar, ressaltando sempre a sua importância. Vamos trazer questões como a ludicidade e a brincadeira enquanto processo educativo e criativo. Usamos o mês dedicado às crianças para trazer referências por meio de atividades e brincadeiras”, destacou a educadora do Muhne, Jamille Barros.

A equipe do Engenho Massangana, formada por monitores/as e educadores/as, dá uma atenção especial às crianças e aos adolescentes que moram na comunidade do entorno do Engenho por meio de ações educativas. As atividades estimulam a criatividade, a interação e o aprendizado da criançada, que é parte do equipamento cultural. Durante a Semana das Crianças, fotos de jovens brincando no espaço cultural e de brincadeiras populares com a participação das escolas serão postadas na rede social.

Serviço

Evento: Semana das Crianças
Data: 15 a 18 de outubro de 2020
Plataforma: perfis do Instagram do Museu do Homem do Nordeste (@museudohomemdonordeste) e do Engenho Massangana (@engenhomassangana) – Feed (IGTV)

Programação do Muhne
15/10: oficina Brincando no MuHNE: Vai e Vem de Material Reciclado
16/10: oficina Fantoches de Vareta; Brincando no MuHNE: carrinhos de material reciclado
17/10: oficina Brincando no MuHNE: Peteca; Teatro de sombras! A Cumadre Fulozinha e o imaginário popular
18/10 (Domingo dos Pequenos): oficina de confecção de bola de meia; oficina de confecção de cavalo de pau; oficina Livrinho Pop-up

Programação do Engenho Massangana
15/10: oficina de confecção de tintas naturais
16/10: oficina de origami
17/10: oficina de confecção de pulseiras de lã/artesanato
19/10: oficina de construção de jogo da memória

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página