Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Primeira edição do ano da revista Ciência & Trópico da Fundaj é lançada
Início do conteúdo da página

Primeira edição do ano da revista Ciência & Trópico da Fundaj é lançada

Publicado: Quinta, 11 de Junho de 2020, 14h50 | Última atualização em Quinta, 11 de Junho de 2020, 14h50 | Acessos: 167

Artigos sobre artes visuais, urbanismo, sociologia e geografia estão presentes neste volume

Neste tempo de pandemia, a importância do conhecimento científico tem sido bastante evidenciada. Dessa forma, a publicação da nova edição da Revista Ciência & Trópico ganha ainda mais significado. A Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) acaba de lançar o volume 44, número 1, de 2020 do periódico. Essa versão reforça a interdisciplinaridade, característica determinante do seu conteúdo, abordando conteúdos que vão de artes visuais a urbanismo; sociologia a geografia; e linguística a democracia. Para acessar a leitura digital, basta visitar o site: https://bit.ly/3hfGz36.

“Esse é um número de fluxo contínuo e não temático como fizemos em uma outra edição. Assim, a Ciência & Trópico reitera o processo de consolidação de um espaço multidisciplinar em âmbito nacional e internacional, ratificando o objetivo de promover o debate e a circulação de conhecimento em diversas áreas. Disseminamos pesquisas e estudos que adotam abordagens metodológicas, filosóficas, culturais e comparativas”, afirmou a pesquisadora da Dipes da Fundaj e editora chefe da revista Alexandrina Sobreira.

Sempre encapada com uma pintura do acervo da Fundaj, a revista número 44 traz na sua frente e no seu verso o rótulo de Vinho de Cajú da coleção Tito Silva. Com 11 artigos publicados, o volume apresenta títulos como “Sensoriamento remoto de alta resolução temporal para uma observação dinâmica dos ambientes tropicais”, “Relação entre Política urbana e habitacional: instrumentos urbanísticos em apoio ao provimento da habitação social sustentável” e “A importância democrática dos partidos políticos brasileiros e o comportamento do STF frente as ADIs”.

Sobre a revista

A Revista Ciência & Trópico partiu do novo nome dado ao Boletim do Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais (IJNPS) que, entre os anos de 1953 e 1973, publicou 18 números, trazendo ensaios e trabalhos de cientistas sociais e pesquisadores do Brasil e do exterior. Ao longo dos anos, os artigos apresentam resultados de pesquisas sociais e de reflexão teórica inovadora em todas as áreas das ciências sociais e das humanidades.

 
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página