Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > 102ª Reunião do Condir aprova projeto de pesquisa sobre migração de brasileiros para União Europeia
Início do conteúdo da página

102ª Reunião do Condir aprova projeto de pesquisa sobre migração de brasileiros para União Europeia

Publicado: Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 14h25 | Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 14h25 | Acessos: 266

Com apenas uma pauta na Ordem do Dia, encontro entre presidente e conselheiros da Fundaj aconteceu nesta quinta-feira (20), na Sala Gilberto Freyre

Apenas um item foi levado à apreciação dos conselheiros na 102ª Reunião Ordinária do Conselho Diretor (Condir) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), realizada na manhã desta quinta-feira (20) na Sala Gilberto Freyre, no campus Casa Forte da Fundaj. A pauta colocada na Ordem do Dia — "Projeto de pesquisa 'Brasileiros na União Europeia: novos cenários na migração internacional', coordenado pelo servidor Wilson Fusco' — teve aprovação na sessão, aberta pelo presidente da Casa, Antônio Campos.

"O tema das migrações centrais no contemporâneo é muito relevante. Essas convivências de diferentes culturas e identidades merecem ser analisadas. É importante um estudo da migração dos brasileiros para a União Europeia. Os dados estratégicos da pesquisa, inclusive, precisam ser colocados à disposição no campo científico, até porque a Fundaj é uma casa aberta e de fomento", destacou Antônio Campos.

A pesquisa foi aprovada com recomendação quanto ao orçamento do projeto. "Não haverá problemas em relação ao custo. Isso porque tudo será feito pela internet. Mas é importante analisar essas condições", afirmou a diretora de Planejamento e Administração da Fundaj, Maria Galliza.

Com a coordenação do servidor Wilson Fusco, pesquisador titular da Fundação Joaquim Nabuco, o projeto de pesquisa "Brasileiros na União Europeia: novos cenários na migração internacional" tem o objetivo geral de analisar o movimento migratório do Brasil para os países da União Europeia. O trabalho dará uma atenção especial aos interesses nas estratégias de inserção social dos brasileiros nos países de destino.

Conforme o cronograma apresentado, o projeto será concluído em 36 meses (12 trimestres). Cinco atividades foram elencadas: Elaboração de artigo para submissão de três periódicos; Aplicação de questionários (via internet) a migrantes na União Europeia; Elaboração de cartogramas relativos à migração no recorte analisado; Montagem de banco com as informações coletadas pela pesquisa qualitativa (via internet); Elaboração do relatório final de pesquisa.

*Encerramento*

O fechamento da reunião foi marcado por assuntos de Ordem Geral, sendo seis no total - Inauguração da Sala Calouste Gulbenkian; Visita ao Instituto Tomie Ohtake; Inauguração do escritório FNDE na Fundaj; Seminário Gilberto Freyre; Seminário Orientes e Nordeste; Homenagens à Clarice Lispector.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página