Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Biblioteca Blanche Knopf da Fundaj apresenta projeto "Interagindo com a História do Seu Bairro" na Fenahall
Início do conteúdo da página

Biblioteca Blanche Knopf da Fundaj apresenta projeto "Interagindo com a História do Seu Bairro" na Fenahall

Publicado: Quinta, 09 de Janeiro de 2020, 17h12 | Última atualização em Quinta, 09 de Janeiro de 2020, 17h17 | Acessos: 128

Criado em 2016, projeto resultou no livro "Para Ler O Seu Bairro", realizado por estudantes, professores e agentes de bibliotecas de escolas municipais e estaduais do Recife

A Biblioteca Blanche Knopf, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), participa da 17ª edição da Fenahall, com a apresentação do projeto "Interagindo com a História do Seu Bairro", em parceria com o Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores (PMBFL), da Prefeitura da Cidade do Recife. A feira de artesanato acontece tradicionalmente no Classic Hall, em Olinda, durante dez dias - com abertura nesta sexta-feira (10) e encerramento no dia 19 de janeiro.

"O projeto trata-se de uma pesquisa de campo realizada pelos estudantes sobre o bairro onde moram, dialogando com os moradores sobre a origem e a trajetória da comunidade, seus serviços, economia, dificuldades e configurações de convivência. Assim, cria-se uma identidade com o lugar onde vivem e a cidade do Recife. O objetivo é justamente construir um registro memorial e literário das comunidades dos diversos bairros recifenses, utilizando recursos de pesquisa de campo", destacou a coordenadora da Biblioteca Blanche Knopf, Nadja Tenório.

Além da divulgação do projeto na Fenahall, haverá o lançamento do livro "Para ler o Seu Bairro", publicado em setembro de 2018 pela Editora Massangana, da Fundação Joaquim Nabuco, no próximo sábado (11), das 14h às 17h. Voltada para a educação, a cultura e a cidadania, a obra é fruto de uma construção coletiva dos estudantes, professores e agentes de bibliotecas de escolas municipais e estaduais do Recife.

O Projeto

Desde 2016, o "Interagindo com a História do seu Bairro" tem a missão de fazer com que as crianças olhem para os espaços públicos com a noção de pertencimento. O projeto abriga os bairros Cabanga, Guabiraba, Mangabeira, Iputinga, Várzea, Boa Viagem, Campo Grande, Mustardinha, Jardim São Paulo, Alto José do Pinho, Jordão, San Martin, Sítios dos Pintos, Engenho do Meio, Campina do Barreto, Casa Amarela, Ibura, Imbiribeira, San Martin, Santo Amaro, Estância, Coque, Macaxeira, Pina, Sancho, Torreão e Torrões. O propósito é ampliar o número de localidades.

A ideia de transformar o projeto em livro surgiu após todo trabalho que os alunos tiveram de pesquisar reunir a história dos seus respectivos bairros. Os estudantes ainda utilizaram mapas e fotografias para ilustrar o trabalho. De início, os livros foram confeccionados artesanalmente -que resultou em um compilado editado e lançado pela Editora Massangana. Mais dois volumes serão lançados, um deles, inclusive, já escontra-se na editora.

"A pesquisa de campo realizada pelas crianças culminou na criação de livros artesanais. Além disso, textos foram publicados no pesquisa escolar online da Fundaj. Depois, a publicação do livro físico coroou o projeto. A obra registra o resultado de uma experiência ao mesmo tempo lúdica, pedagógica, afetiva e cultural, idealizada e vivida por muitos. Ela materializa e expressa o esforço conjunto das pessoas e instituições públicas envolvidas em superar as dificuldades cotidianas", pontuou Nadja Tenório.

Serviço

Lançamento do livro "Para ler o seu bairro"

Local: Classic Hall, em Olinda (Fenahall)

Data: 11 de janeiro de 2020

Horário: das 14h às 17h

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página