Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Curso prático de Indexação de Documentos na Fundaj atrai bibliotecários
Início do conteúdo da página

Curso prático de Indexação de Documentos na Fundaj atrai bibliotecários

Publicado: Sexta, 08 de Novembro de 2019, 16h27 | Última atualização em Segunda, 11 de Novembro de 2019, 10h02 | Acessos: 61

Iniciadas no dia 4 de novembro, as aulas gratuitas seguem até a próxima segunda-feira (11); encontros acontecem no miniauditório do espaço literário, na Fundaj/Apipucos, das 8h às 12h

 

A Biblioteca Blanche Knopf, da Fundação Joaquim Nabuco, está promovendo o curso de Indexação de Documentos no miniauditório do espaço literário, na Fundaj/Apipucos. Com a presença de 25 alunos, entre eles estudantes e bibliotecários, as aulas gratuitas começaram no último dia 4 de novembro e serão encerradas na próxima segunda-feira (11) - duração de seis dias. Os encontros estão sendo ministrados pela professora e bibliotecária aposentada da Fundação Joaquim Nabuco, Lúcia Gaspar, das 8h às 12h (quatro horas por dia). Os concluintes receberão um certificado com uma carga horária de 40 horas. 

"O curso é voltado para alunos e profissionais das áreas de biblioteconomia e da ciência da informação. Antigamente, apenas estudantes se inscreviam, mas agora a maioria dos alunos é de bibliotecários. Isso mostra que os profissionais estão buscando atualização. O curso é muito mais prático do que teórico, então a procura tem sido grande. O interesse dos alunos de universidades e de escolas técnicas em fazê-lo prova que a biblioteca está inserida em outros espaços", comentou a coordenadora da Biblioteca Blanche Knopf, Nadja Tenório. 

O objetivo é oferecer informações de como fazer com que os arquivos fiquem ao alcance dos usuários para que, assim, possam ser acessados no momento da busca da melhor forma possível. O curso ensina técnicas de indexação, da análise conceitual e tradução estruturada da informação. Os conteúdos são divididos em tópicos: indexação pré e pós-coordenada; tipos de índices, linguagem, coerência e qualidade na indexação; política de indicação; prática na indexação. 

"Esse curso da Fundação Joaquim Nabuco existe há mais de 22 anos. Ele faz com que as pessoas aprendam uma parte complicada da indexação, que é justamente a prática. O mais importante é que os alunos estão aprendendo como executar o ofício", simplificou a professora Lúcia Gaspar. 

A aluna e bibliotecária da Universidade Rural de Pernambuco, Catarina Macedo, vive pela segunda vez a experiência de realizar o curso. 

"Vi a divulgação nas redes sociais e não pensei duas vezes. Tive a oportunidade de fazê-lo em 2013. Antes disso, havia trabalhado com a professora Lúcia [Gaspar] no ano de 2009. Então, já sabia do que se tratava. Estou gostando da oportunidade de refazê-lo, pois, assim, tenho me atualizado. O mais bacana é que é muito prático, diferentemente da nossa área que é totalmente técnica e presa no campo da teoria", destacou. 

O curso "Indexação de Documentos" é oferecido gratuitamente duas vezes por ano pela Biblioteca Blanche Knopf, uma no primeiro semestre e a outra no segundo.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página