Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Biblioteca Blanche Knopf comemora 65 anos com programação especial
Início do conteúdo da página

Biblioteca Blanche Knopf comemora 65 anos com programação especial

Publicado: Quinta, 31 de Outubro de 2019, 16h45 | Última atualização em Segunda, 11 de Novembro de 2019, 15h46 | Acessos: 408

Localizada na Fundação Joaquim Nabuco/Apipucos, a Biblioteca promove atividades educativas e culturais - oficinas, exposição, contação de história e jogos - para celebrar seu aniversário em 13/11 e 18/11 a 22/11 

Fundada em 1954 na Fundação Joaquim Nabuco, a Biblioteca Blanche Knopf, abrigo do mais importante acervo nas áreas de ciências sociais e humanidades do Brasil, comemora seus 65 anos de existência em 2019.  Para celebrar a data, a coordenação organizou uma semana inteira de programações especiais com oficinas, exposição, contação de história e jogos. A abertura das comemorações está marcada para o dia 13 de novembro, na sala Aloísio Magalhães, no campus Derby da Fundaj, às 15h.

O acervo da Biblioteca Blanche Knopf guarda 129 mil volumes, entre eles livros, folhetos, revistas, quadrinhos, obras raras, fascículos de periódicos, além de mais de três mil folhetos de cordel disponíveis para consulta. "A homenagem aos 65 anos da Biblioteca é uma forma de divulgar ainda mais esse acervo, mostrando a sua importância e o seu legado. A preservação da memória, a proteção do acervo e a mediação do acesso do público são os pilares da Biblioteca, que recebe pessoas de todo o país e do exterior interessadas por pesquisas.” destacou a coordenadora da Biblioteca, Nadja Tenório Pernambucano.

A celebração será iniciada com a participação da bibliotecária aposentada da Fundação Joaquim Nabuco, Lúcia Gaspar. No bate-papo, ela vai falar sobre a importância da Biblioteca Blanche Knopf nacional e internacionalmente. “O pessoal da casa está convidado. Pesquisadores, historiadores e funcionários, assim como demais estudantes e profissionais", convidou Nadja.

As demais atividades acontecerão no miniauditório da Biblioteca Blanche Knopf, na Fundaj/Apipucos, de 18 a 22 de novembro, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Nos dias 18 e 20 de novembro, cerca de 30 alunos da EREM Pompeia Campos, no bairro da Macaxeira do Recife, irão visitar a exposição "História das Bibliotecas e da Leitura", apresentada pela historiadora Rosilene Gomes, e participarão do "Jogo do Patrimônio".

Já nos dias 19 e 21, haverá oficinas voltadas para profissionais e estudantes das áreas de informação e documentação. Por fim, no dia 22, haverá uma contação de história, que tem como tema o abolicionista pernambucano Joaquim Nabuco, além da apresentação de um cordel sobre a Biblioteca, de autoria de Érica Montenegro, e mais uma rodada do "Jogo do Patrimônio". Para quem deseja visitar fora da programação do evento, a Biblioteca Blanche Knopf funciona de segunda a sexta, de 8h às 12h e das 13h às 17h.

Programação completa dos 65 anos da Biblioteca Blanche Knopf

13/11 

15h - Abertura "Legado da Biblioteca Blanche Knopf" por Lúcia Gaspar 

 

18/11

 8h30 às 11h30

Exposição "História das Bibliotecas e da Leitura" por Rosilene Farias e "Realização do Jogo do Patrimônio" 

 

19/11

8h às 12h, e 13h às 17h

Oficina "Elaboração de encadernação pré-constituída" por Edson Araújo 

 

20/11 

 08h30 às 11h30

Exposição "História das Bibliotecas e da Leitura" por Rosilene Farias e "Realização do Jogo do Patrimônio" 

 

21/11

8h às 12h e 13h às 17h

Oficina "Elaboração de acondicionamentos em papel" por Caique Teixeira

 

22/11 

13h às 17h

Contação de História com Érica Montenegro e "Realização do Jogo do Patrimônio"

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página