Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Prática do Cavalo Marinho no Muhne e Engenho Massangana estão com inscrições abertas
Início do conteúdo da página

Prática do Cavalo Marinho no Muhne e Engenho Massangana estão com inscrições abertas

Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2019, 18h35 | Última atualização em Segunda, 04 de Novembro de 2019, 16h14 | Acessos: 258

Apresentações, rodas de conversas e práticas da manifestação cultural do Cavalo Marinho farão a programação 

Durante 4 dias de programação gratuita, o grupo Cavalo Marinho Estrela Brilhante vai levar a vivência da brincadeira popular para o Museu do Homem do Nordeste (Muhne) e Engenho Massangana. Nos dias 24 e 25 de outubro e 6 e 7 de dezembro, respectivamente, os espaços receberão a programação “Apresentações, roda de conversa e prática do Cavalo Marinho, com Mestra Nice Teles, Natan Teles e Israel da Silva". As rodas de conversas e as oficinas práticas contam com 20 vagas cada. Quem quiser participar tem que ter a partir de 16 anos e precisa enviar nome completo e telefone para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

“O museu mostra a representação do folguedo do Cavalo Marinho. Pensando nisso, a ideia é trazer a prática do que a gente vivencia nas mediações diariamente. A escolha de Nice e da família Teles para essa missão não foi por acaso, eles representam a permanência e a transformação contínua dessa brincadeira ao longo da história, além de propagarem essa brincadeira, na prática, durante o ano todo”, afirmou a coordenadora do Educativo do Muhne, Edna Silva.

Para as apresentações e atividades, o grupo Cavalo Marinho Estrela Brilhante, da Mestra Nice Teles, contará com Natan Teles e Israel da Silva. Eles vão propor um intercâmbio cultural, com trocas de saberes sobre a música (toadas e loas), dança (trupés, mergulhão, arcos) e a teatralidade do brinquedo popular Cavalo Marinho, finalizando com um cortejo pelos locais onde serão realizadas as atividades.

Segundo o Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) do Cavalo-Marinho, a brincadeira é uma forma de expressão tradicionalmente realizada pelos trabalhadores rurais da região da Zona da Mata Norte de Pernambuco e sul da Paraíba, durante o ciclo natalino. Trata-se de uma espécie de teatro popular que representa o cotidiano (presente e passado), real e imaginário, deste grupo social brasileiro. Contém personagens com máscaras (figuras), variados tipos de danças, um rico repertório musical, a louvação ao Divino Santo Rei do Oriente, momentos de culto à Jurema Sagrada e a presença de animais ou bichos, como o Cavalo e o Boi.

Cavalo Marinho Estrela Brilhante

O grupo Cavalo Marinho Estrela Brilhante surgiu em 2004 com o Mestre Antônio Teles, que foi brincante de Cavalo Marinho e outras brincadeiras populares desde os 12 anos e sua filha, Nice Teles, na Zona da Mata Pernambucana. Atualmente é conduzido por Nice e seus dois filhos, Totó e Natan. Eles têm trabalhado na manutenção da cultura popular tradicional com apresentações, sambadas e atividades culturais voltadas para crianças e jovens em todo Brasil. Com 15 anos de fundação, o premiado grupo vem traçando essa trajetória de ensino e compressão do folguedo em si, atingindo a todas as faixas etárias da Zona Mata Norte. O grupo desenvolve projetos e ações buscando representar a cultura pernambucana nacionalmente e internacionalmente.

Programação

Museu do Homem do Nordeste - 24 e 25 de Outubro

Data

Local

Turno

Atividade

  

24/10

 Muhne

Manhã

(8h30 às 12h)

Apresentação: O banco musical do Cavalo Marinho +

Roda de conversa e prática

Tarde

(13h às 16h30)

Apresentação: A dança do Cavalo Marinho + Roda de conversa e prática.

25/10

Muhne

Manhã

(8h30 às 12h)

Apresentação: As teatrais figuras do Cavalo marinho + Roda de conversa e prática

Tarde

(13h às 16h30)

Demonstração aberta ao público + Cortejo:

Galantaria com Arcos, dança e música.

Engenho Massangana - 6 e 7 de dezembro

Data

Local

Turno

Atividade

  

06/12

 Engenho

Manhã

(8h30 às 12h)

Apresentação: O banco musical do Cavalo Marinho +

Roda de conversa e prática

Tarde

(13h às 16h30)

Apresentação: A dança do Cavalo Marinho + Roda de conversa e prática.

07/12

Engenho

Manhã

(8h30 às 12h)

Apresentação: As teatrais figuras do Cavalo marinho + Roda de conversa e prática

Tarde

(13h às 16h30)

Demonstração aberta ao público + Cortejo:

Galantaria com Arcos, dança e música.

Serviço 

Datas e locais: 24 e 25 de Outubro, no Museu do Homem do Nordeste - MUHNE;

6 e 7 de Dezembro, no Engenho Massangana

Horário: 8h30 às 12h e 13h às 16h30

Classificação: a partir de 16 anos

Inscrição: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (mandar nome completo e telefone)

Vagas para cada roda de conversa e prática: 20 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página