Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Fundaj e Fundação Bachiana Filarmônica assinam protocolo de intenções
Início do conteúdo da página

Fundaj e Fundação Bachiana Filarmônica assinam protocolo de intenções

Publicado: Terça, 01 de Outubro de 2019, 19h36 | Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2019, 10h31 | Acessos: 282

A cerimônia está programada para a noite deste sábado (5), no Hall do Museu do Homem do Nordeste. Lançamento de livro e exibição de filme sobre maestro idealizador da instituição integram programação

Um encontro entre duas fundações que têm como principal pilar o fomento da cultura por meio da educação. Neste sábado (5), às 18h30, no hall do Museu do Homem do Nordeste (Muhne), em Casa Forte, acontece a cerimônia de assinatura do protocolo de intenções entre a Fundação Joaquim Nabuco e a Fundação Bachiana Filarmônica, de São Paulo. O encontro contará com a presença do presidente da Fundaj, Antônio Campos, do maestro idealizador da Fundação Bachiana, João Carlos Martins, e de convidados. O evento será composto pela assinatura do protocolo, seguido do lançamento do livro “João de A a Z” às 18h30, e a exibição do filme “João, o Maestro” às 20h. A cerimônia será aberta pela banda sinfônica de Paulista no hall do Muhne.

“Este protocolo foi pensado como mais uma forma de desenvolver ações em prol da cultura e da educação de professores e jovens em situações de vulnerabilidade social. A Fundaj, em seu escopo de atuação, tem como objetivo a formação e qualificação de novas gerações de músicos e grupos musicais, ampliando o acesso a cultura e capacitando gestores e professores”, destacou o presidente Antônio Campos. A parceria entre as instituições prevê que sejam ministradas até 10 oficinas de música clássica pela Fundação Bachiana. Por sua vez, a Fundação Joaquim Nabuco cederá o espaço para as aulas e trabalhará na captação do público.

“Como dizia Villa Lobos, ‘Não é um público inculto que vai julgar as artes, são as artes que vão dizer sobre a cultura de um povo’. Desta forma, olho para esta parceria que se inicia com a Fundação Joaquim Nabuco, tendo em sua característica uma tradição tão respeitada no Brasil inteiro. Sabemos: quando os ideais estão acima de qualquer tipo de interesse, atinge-se um objetivo”, contou João Carlos Martins.

A Fundação Bachiana 

Nascida do sonho de um grupo de músicos e empresários brasileiros em 2006, a fundação tem com o objetivo de apoiar e incentivar o desenvolvimento de atividades para a formação cultural e musical - com foco nas artes clássicas e de educação musical. Ao longo desses 13 anos, suas apresentações ao vivo já contemplaram mais de 16 milhões de pessoas, tendo em sua estrutura cerca de 500 orquestras parceiras.

“Somos compostos por crianças que se interessam pela música, mas não apenas. Há também adultos que tiram seus instrumentos da gaveta para se juntarem a nós. Desta forma, fortalecemos a figura do maestro local, figura carismática que atrai o público, em um trabalho de inclusão social”, continuou o maestro.

Em sua passagem pela Fundaj, João Carlos Martins também aproveitará para lançar o livro “João de A a Z”, da Editora Sextante. Nele, o músico conta histórias sobre sua infância, adolescência e vida adulta. São 208 páginas regadas de bom humor. “Quando me pediram para escrever um livro eu falei: ‘já fizeram dois documentários na Europa sobre mim e um no Brasil, além do enredo de Carnaval. Não seria melhor ter um livro depois que eu morresse?’ Pensei muito, mas não achava um gancho para escrever. Só depois foi que percebi que deveria falar sobre os ensinamentos da vida, mostrar a trajetória deste velho maestro com altas montanhas e vales profundos”. 

Ainda no sábado (5), após a cerimônia de assinatura do protocolo de intenções e do lançamento do livro, está programada uma sessão de exibição do filme “João, O Maestro” , no Cinema da Fundação/Museu. O longa-metragem biográfico, com direção de Mauro Lima, foi lançado em 2017 e baseado na carreira de pianista do maestro João Carlos Martins.

Serviço:

Data: 05/09

Local: Cinema da Fundação/Museu - Avenida Dezessete de Agosto, 2187

18h30

  • Assinatura de protocolo de intenções entre Fundaj e Fundação Bachiana
  • Lançamento do livro “João de A a Z”

20h

  • Exibição do filme “João, o Maestro” 
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página