Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Museu do Homem do Nordeste anuncia atividades para a 13ª programação de Primavera nos Museus
Início do conteúdo da página

Museu do Homem do Nordeste anuncia atividades para a 13ª programação de Primavera nos Museus

Publicado: Sexta, 20 de Setembro de 2019, 18h38 | Última atualização em Terça, 24 de Setembro de 2019, 18h13 | Acessos: 137

O evento começa nesta segunda-feira (23) e segue até a próxima sexta-feira (27). Estão previstas atividades no MUHNE, no Paço do Frevo e no Engenho Massangana

O período da Primavera chega no hemisfério-sul nesta segunda-feira (23), e neste clima, o Museu do Homem do Nordeste anuncia a 13ª programação de Primavera nos Museus. Com o tema “Os Museus Por Dentro, Por Dentro Dos Museus”, diversas atividades ocorrerão durante toda a semana no próprio MUHNE, no Paço do Frevo e no Engenho Massagana.

“Elaboramos uma série de encontros para mostrar ao público tudo o que está por trás das exposições. Vamos visitar nossos acervos, ministrar oficinas e apresentar curtas-metragens. Nosso objetivo é ressaltar que no processo de apresentação de uma peça existe sempre a necessidade de um cuidado muito especial”, explica a Coordenadora de Ações Educativas do Museu do Homem do Nordeste, Edna Silva.

A cerimônia de abertura será nesta segunda-feira (23), às 15h, no Paço do Frevo, bairro do Recife. Para a ocasião, haverá uma roda de diálogos intitulada de “Educativos nos museus: mediações sobre culturas populares”.

Vale ressaltar que a exposição “40 Anos, 40 Peças” continua em exibição, estando dentro do Primavera nos Museus. “Essa mostra é interessante demais, pois são 40 itens do nosso acervo escolhidos por profissionais que ajudaram na construção da história da Fundação. Pretendemos atrair novos públicos, e com eles, seus olhares”, completa Edna.

Confira abaixo a lista completa com atividades previstas para a 13ª Programação de Primavera nos Museus:

Roda de diálogos “Educativos nos museus: mediações sobre culturas populares” (Paço do Frevo) - Segunda-feira (23) às 15h


Mediação Temática: 40 Anos, 40 Peças (MUHNE)  -  Terça-feira (24), das 10h às 11h.
Comemorando os 70 anos da Fundação Joaquim Nabuco e os 40 anos do Museu do Homem do Nordeste, a mediação “40 Anos, 40 Peças” partirá da exposição homônima para construir, junto aos visitantes, uma memória institucional do Muhne. Também estão previstos diálogos sobre os caminhos percorridos pelos objetos do museu até que cheguem ao acervo e se tornem peça.

“40 anos, 40 peças”: Conhecendo o acervo do Muhne (MUHNE) - Terça-feira (24), das 14h às 15h, 20 vagas.
Partindo da exposição “40 Anos, 40 Peças” e do tema da 13ª Primavera de Museus “Os museus por dentro, por dentro dos museus”, será realizada uma visita à Reserva Técnica do Museu do Homem do Nordeste. O objetivo é mostrar os sujeitos que atuam nos bastidores das exposições, conservando as peças e, consequentemente, a memória do museu.

Oficina de Cordel (MUHNE) - Terça-feira (24), das 14h às 16h30, 20 vagas (atividade com faixa etária para pessoas a partir dos 15 anos).
Através de um breve estudo sobre a poesia de formas fixas e dos três pilares da poesia popular (métrica, rima e oração), será proposta uma interação com várias modalidades da poesia de cordel/repente (Sextilha, Septilha, Décima de Versos Setessílabos, Sextilha Agalopada, Martelo Agalopado, Martelo Alagoano e Galope à Beira-Mar). O objetivo é compreender as estruturas em questão, além do estímulo à produção textual.

Mediação Temática: Por dentro das músicas e das narrativas nordestinas (MUHNE)  - Quarta-feira (25), das 10 às 11h.
Composto por um repertório nordestino de músicas e possibilidades de narrativas históricas, o acervo do Museu do Homem do Nordeste será interpretado por seus participantes a partir da sonoridade e das letras das músicas - assim como pela vivência afetiva de cada um. “Vamos mostrar a forma como a musicalidade consegue dar um viés mais leve para tratar de temáticas difíceis, como processos ligados à terra e ao trabalho”, prevê Edna.

Mediação Temática: 170 anos de Joaquim Nabuco (Engenho Massangana) - Quarta-feira (25), das 14h às 16h30.
O educativo do Engenho Massangana desenvolverá uma mediação temática, tendo como eixo norteador os primeiros anos de vida de Nabuco e sua trajetória abolicionista.

Curta Os Circuitos (MUHNE) - Quinta-feira (26), das 11h às 12h.
O projeto Curta os Circuitos, desenvolvido pela Coordenação de Ações Educativas do Museu do Homem do Nordeste, busca aproximar escolas das diversas comunidades da Região Metropolitana do Recife e a programação do Muhne para a 13ª Primavera dos Museus contará com uma edição especial como visitação ao Cinema e ao Museu.

Mediação Temática: 40 Anos Educando (MUHNE) - Sexta-feira (27), das 14h às 15h.
Compreendendo o Museu do Homem do Nordeste enquanto espaço educativo, a mediação temática terá por base as diversas atividades educativas desenvolvidas pelo Muhne ao longo dos seus 40 anos de história. O ponto de partida será a exposição em cartaz na sala Waldemar Valente.

Oficina de Circo e Apresentação Circense (Muhne e Engenho Massangana)

24/09

Muhne

Oficina de Circo

14h às 16h

25/09

Muhne

Oficina de Circo

14h às 16h

26/09

Muhne

Oficina de Circo

+

Apresentação circense

14h às 17h

27/09

Engenho Massangana

Oficina de Circo

14h às 16h

28/09

Engenho Massangana

Oficina de Circo

+

Apresentação circense

13h às 16

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página