Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Domingo dos Pequenos estimula crianças com oficinas e abre programação da 13ª Primavera dos Museus
Início do conteúdo da página

Domingo dos Pequenos estimula crianças com oficinas e abre programação da 13ª Primavera dos Museus

Publicado: Domingo, 15 de Setembro de 2019, 14h30 | Última atualização em Domingo, 15 de Setembro de 2019, 14h47 | Acessos: 232

Tema da 38ª edição do evento promovido pelo Educativo do Muhne foi "Museus por dentro, por dentro dos museus"

Foi com muita diversão que a criançada que participou do Domingo dos Pequenos na manhã de hoje (15) conheceu o Museu do Homem do Nordeste (Muhne), da Fundação Joaquim Nabuco. O evento abriu a programação da 13ª Primavera dos Museus. A 38ª edição do encontro, promovido pelo Educativo do Muhne teve como tema “Museus por dentro, por dentro dos museus” e foi realizado no campus da Fundaj em Casa Forte. Cerca de 30 crianças participaram das oficinas. Com entrada gratuita, a garotada com idade entre 5 e 12 anos foi acompanhada pelos pais durante as atividades - exposição de artesanato e oficinas. O presidente da Fundaj, Antônio Campos, esteve no evento e comemorou o aprendizado dos pequenos. "Ensinar as crianças sobre nossa história, é garantir que ela não seja esquecida ", disse.

As inscrições para oficinas começaram às 9h. Antes do início das atividades, as crianças aproveitaram para desenhar e brincar na galeria Waldemar Valente. A primeira oficina- “Como foi? Como será” - foi mediada pelos monitores Abel Valentim e Joseneli Nascimento, que falaram sobre museologia e apresentaram uma das peças que está exposta no Muhne: Urna Funerária Indígena, de Argila (Bom Jardim/PE, Agreste do Estado). Após a mediação, os participantes pintaram o desenho da obra apresentada pelos mediadores.

A segunda e última oficina - “Cuidando da nossa história" - teve uma roda de diálogo entre o monitor Daniel Vicente e as crianças sobre o que é museu e memória. Em seguida, a meninada realizou uma atividade de colagem inspirada na ideia de objeto histórico. Por fim, todos os participantes fizeram um círculo e reforçaram o tema do evento em voz alta: “Museus por dentro, por dentro dos museus”.

“Só quero agradecer a todos que compareceram ao evento. O nosso objetivo é mostrar o que está por trás do Museu do Homem do Nordeste e de seus objetos. O mais importante é estar dividindo experiências”, declarou a coordenadora do Muhne, Edna Silva.

Com uma linguagem educadora e lúdica para o público infantil, o propósito do evento foi destacar a importância das memórias individuais e coletivas, além de mostrar a preservação dos bens públicos e de valorizar os profissionais responsáveis pelo funcionamento do museu. O Domingo dos Pequenos conseguiu fazer as crianças dialogarem com o tema e se sentirem parte do museu.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página