Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Curador renomado de fotografia prepara exposição Nordeste Emergentes
Início do conteúdo da página

Curador renomado de fotografia prepara exposição Nordeste Emergentes

Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2019, 16h22 | Última atualização em Sexta, 13 de Setembro de 2019, 17h18 | Acessos: 107

Paulista Eder Chiodetto visitou Museu Homem do Nordeste nesta sexta-feira (13) e falou sobre início do trabalho de curadoria do acervo de 320 fotos

Formado em jornalismo e curador especializado em fotografia, o paulista Eder Chiodetto visitou o Museu do Homem do Nordeste, no campus da Fundação Joaquim Nabuco/Casa Forte, nesta sexta-feira (13). Veio dar início aos preparativos para a exposição Nordeste Emergentes, que vai mostrar a pluralidade da região, em parceria com a Caixa Cultural. A mostra fotográfica deve ser iniciada em novembro.

Com mais de 70 exposições realizadas nos últimos dez anos no Brasil e no exterior, Eder Chiodetto está ajudando a montar a exposição Nordeste Emergentes, a sua quarta experiência no Recife na carreira. "Recebi um convite da antropóloga Ciema Mello, do Museu do Homem do Nordeste, onde dei um curso sobre curadoria há quase seis anos para o pessoal de museologia. De lá pra cá, surgiu essa relação com o Muhne", contou o curador.

WhatsApp Image 2019 09 13 at 14.02.23

O acervo que será exposto no "Nordeste Emergentes" foi elaborado em dois anos, de 2013 a 2015, e conta com 320 fotos registradas por dez fotógrafos. "Farei uma edição dessas imagens pensando numa conexão conceitual e poética para falar de novas potências do olhar para o Nordeste. Um olhar que fuja dos clichês habituais. O que chama a atenção é que muitos fotógrafos desse projeto não são nordestinos. Talvez seja até uma forma do museu sinalizar para nós, que somos de fora, como olhar para o Nordeste", declarou Eder Chiodetto.

Carreira

Eder Chiodetto trabalhou durante 13 anos no jornal Folha de São Paulo, onde passou quatro anos como fotógrafo e nove no cargo de editor de fotografia. Ele também fez mestrado na área de fotografia na Universidade de São Paulo (USP) e depois começou a realizar curadoria de exposições pelo mundo afora.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página