Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Fundaj reimprime livros de educação contextualizada para o semiárido
Início do conteúdo da página

Fundaj reimprime livros de educação contextualizada para o semiárido

Publicado: Terça, 10 de Setembro de 2019, 15h14 | Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2019, 14h42 | Acessos: 75

Conhecendo o Semiárido 1 e 2 são livros que estavam esgotados e agora poderão ser distribuídos gratuitamente em escolas do semiárido brasileiro

Educação contextualizada para os estudantes da região do semiárido brasileiro é a proposta dos livros Conhecendo o Semiárido 1 e 2. Por meio  de uma solicitação da Coordenação Geral do Centro de Estudos em Dinâmicas Sociais e Territoriais (Cedist) da Fundação Joaquim Nabuco, a Editora Massangana acaba de executar a reimpressão desse material. Os livros irão auxiliar a Formação Continuada em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido que a Cedist iniciará no município pernambucano de Afogados da Ingazeira, ainda em 2019.

Os livros são destinados a alunos do 4º e 5º ano e permitem contextualizar os conhecimentos diversos, de maneira interdisciplinar, sem negar o acesso aos conhecimentos científicos mais universais. “Os estudantes se veem presentes nos livros. Eles visualizam a cultura do semiárido e conseguem valorizar a região onde vivem, entendendo o clima e as riquezas que a região possui”, afirmou Edilene Pinto, coordenadora do Cedist da Fundaj.

As primeiras escolas que receberão o material são as do município pernambucano Afogados da Ingazeira. Neste ano, a Cedist promoverá a formação contextualizada de professores da rede pública da região. Ao todo, serão 160 horas encaixadas em quatro módulos de estudo oferecidas para os educadores, e os alunos receberão os livros.

A elaboração do material foi realizada por uma iniciativa da Rede de Educação do Semiárido (Resab), entre os anos de 2002 a 2005 e, em 2010, teve a sua 2ª edição publicada, após serem testados em todos os estados do Nordeste, trabalho que foi realizado em parceria com o Unicef. Porém, em 2016, quando a Cedist iniciou as atividades do Programa de Ações para Educação no Semiárido, notou o esgotamento do material e solicitou a reimpressão. Após três anos foi possível a concretização do processo.

Lançamento

No próximo dia 10 de outubro, os livros serão lançados na XII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, no Centro de Convenções de Pernambuco. Na ocasião, a coordenadora do Cedist da Fundaj, Edilene Pinto estará presente, juntamente com a Resab, para um bate papo descontraído com o público. 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página