Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Fundaj lança edição especial da Revista Ciência & Trópico
Início do conteúdo da página

Fundaj lança edição especial da Revista Ciência & Trópico

Publicado: Sexta, 30 de Agosto de 2019, 15h12 | Última atualização em Sexta, 30 de Agosto de 2019, 15h20 | Acessos: 247

Com 46 anos de existência, a revista científica da Dipes publica uma versão comemorativa com o apoio do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

A Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundação Joaquim Nabuco acaba de lançar a versão digital da edição especial da Revista Ciência & Trópico. Como parte das comemorações dos 70 anos da Fundaj, o material ressalta os 46 anos de lançamento do seu primeiro volume. Essa edição comemorativa da revista, que é uma das mais antigas do país, contou com a parceria do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) para a seleção dos artigos publicados.

Encapada com uma pintura do acervo da Fundaj, o conteúdo da revista traz artigos na língua inglesa e espanhola, além da portuguesa. A versão não possui linha temática e é composta por autores de instituições reconhecidas. Seguindo a tradição da Fundaj, a produção científica da Ciência & Trópico destaca o compromisso em trabalhar de maneira interdisciplinar, promovendo debates científicos e culturais para o desenvolvimento e a democratização do conhecimento e da autonomia intelectual.

“Nós, como organização pública, temos o dever de divulgar conhecimentos de múltiplas visões. Assim como era o perfil de Gilberto Freyre, buscamos a pluralidade de ideias. Se o artigo for bom, tiver uma mensagem relevante e dialogar também com as políticas públicas o mesmo pode ser selecionado. Acredito que isso é o que deixa a instituição mais completa em saberes”, afirmou Alexandrina Sobreira, pesquisadora da Dipes da Fundaj.

A Revista Ciência & Trópico partiu da nova denominação dada ao Boletim do Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais (IJNPS) que, entre os anos de 1953 e 1973, publicou 18 números, trazendo ensaios e trabalhos de cientistas sociais e pesquisadores do Brasil e do exterior. Ao longo dos anos, os artigos apresentam resultados de pesquisas sociais e de reflexão teórica inovadora em todas as áreas das ciências sociais e das humanidades.

Edição completa: https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/issue/view/185

Ciencia Tropico Fundaj

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página