Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Domingo dos Pequenos celebra Dia do Patrimônio Nacional
Início do conteúdo da página

Domingo dos Pequenos celebra Dia do Patrimônio Nacional

Publicado: Terça, 13 de Agosto de 2019, 17h00 | Última atualização em Terça, 13 de Agosto de 2019, 17h00 | Acessos: 121

Atividades gratuitas para toda a família acontecem no Muhne durante a manhã do próximo domingo (18)

O Domingo dos Pequenos deste domingo (18) celebra o tema: “Dia do Patrimônio nacional - Descobrindo tesouro imaterial”. A 37ª edição da programação comemora o Dia do Patrimônio Nacional, que é no sábado (17). Nesse sentido, o educativo do museu promove atividades que dialogam com a temática, assim como a exposição de longa duração do Muhne “Nordeste: Territórios Plurais, Culturais e Direitos Coletivos” e a exposição “40 Anos 40 Peças” com uma linguagem direcionada para o público infantil, de forma lúdica e educativa.

 

Durante a manhã, das 9h às 12h, o Museu do Homem do Nordeste e a exposição “40 Anos Educando” estarão abertos para visitação gratuita. No hall do Muhne, haverá venda de produtos com Mestre Saúba (brinquedos populares), Ateliê meu Xuxuzinho e Brololô Bolo de Rolo. De 9h às 9h40, as inscrições para as atividades lúdicas estarão sendo feitas.

 

A primeira atividade será o Caça ao tesouro. Um jogo no formato de pistas que consiste na resolução de cada enigma, permitindo aos participantes descobrirem o local onde está escondida a pista seguinte. Os jogadores avançam, assim, de esconderijo em esconderijo, até a localização final do tesouro, onde será mediado sobre patrimônio imaterial e o maracatu. Em seguida, será ensinada uma música com ritmo de maracatu e realizada a entrega de um livreto confeccionado pelo educativo com atividades pedagógicas relacionadas com a temática. A faixa etária do jogo é de 7 a 12 anos e serão disponibilizadas 20 vagas.

 

Já a segunda atividade será a Oficina de Máscaras de Papangus. A mesma terá início dentro do museu com uma mediação na sala das manifestações populares, onde será tratado sobre a tradição centenária dos papangus de Bezerros e sobre esse patrimônio imaterial. Será explicado o processo da confecção das máscaras e realizada a decoração. O material confeccionado ficará exposto no hall do Muhne por uma semana, podendo ser retirados posteriormente pelo proprietário. A faixa etária da oficina é de 6 a 10 anos e serão disponibilizadas 30 vagas.

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página