Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Núcleo de Inovação Social e Análise de Políticas Públicas criado na Fundaj
Início do conteúdo da página

Núcleo de Inovação Social e Análise de Políticas Públicas criado na Fundaj

Publicado: Quarta, 31 de Julho de 2019, 16h35 | Última atualização em Quarta, 31 de Julho de 2019, 16h35 | Acessos: 144

Proposta da Dipes foi aprovada na 93ª Reunião do Condir e tem o objetivo de aperfeiçoar as políticas públicas     

A Fundação Joaquim Nabuco tem agora um Núcleo de Inovação Social e Análise de Políticas Públicas (Nisp). Ligado à Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes), o núcleo teve a criação aprovada na 93ª Reunião do Conselho Diretor (Condir) da Fundação Joaquim Nabuco, com aval do presidente da Casa, Antônio Campos. O objetivo da iniciativa é promover o desenvolvimento humano, melhorando a eficácia da gestão federal, envolvendo o cidadão no processo. A busca do Núcleo, nesse sentido, é a de formular ou reformular produtos e processos de desenho e gestão de políticas públicas. Isso, por meio de pesquisas aplicadas para compreender e encontrar soluções a fim de melhorar a gestão de Programas Federais selecionados.   

Na orientação de suas atividades, o Nisp terá como prioridade a demanda externa, alinhada com as prioridades de atuação da Fundaj definidas pela presidência da instituição e da diretoria da Dipes. Os produtos oferecidos pelo Núcleo, a partir das expertises dos pesquisadores envolvidos, são: metodologias de análise de políticas públicas e processos de suporte a desenho e gestão de políticas públicas. “Nosso foco será nos programas federais, os quais, naturalmente, atingem os municípios, como por exemplo, as políticas de transporte escolar”, destacou o diretor da Dipes, Carlos Osório.   

O Nisp foi estruturado com profissionais multidisciplinares com expertise em análise qualitativa e que, em alinhamento com Núcleo de Estudos e Estatísticas Sociais, poderá desenvolver análises de natureza quali-quanti. Carolina Beltrão, Diogo Helal, Marcelo Asfora , sob coordenação de Sergio Kelner, são os pesquisadores responsáveis por desenvolver as pesquisas do Núcleo, junto aos agentes formuladores das Políticas Públicas.“Nosso objetivo não é apenas o de pesquisar para saber mais. Com a proposta, temos o intuito de atender demandas da sociedade”, afirmou Carlos Osório.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página