Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Imprensa > Conheça a Fundaj - Laborarte
Início do conteúdo da página

Conheça a Fundaj - Laborarte

Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2019, 09h56 | Última atualização em Quinta, 06 de Junho de 2019, 09h56 | Acessos: 67

Dando continuidade a série Conheça a Fundaj é hora de conhecer um cantinho especial do campus Gilberto Freyre, em Casa Forte, o Laboratório de Pesquisa, Conservação e Restauração de Documentos e Obras de Arte (Laborarte), espaço que faz parte da Diretoria de Memória, Cultura, Educação e Arte (Dimeca). Há mais de 30 anos o setor é voltado para execução das ações de conservação e restauração dos acervos documentais, artísticos e históricos da Fundação Joaquim Nabuco e para prestação de serviços especializados a instituições públicas detentoras de acervos por meio de convênios.

Segundo a coordenadora do Laborarte, Ana Elizabete, o espaço tem o papel de resgatar o passado. “O Laborarte tem grande importância no resgate da história ao todo. Da cidade e da própria Fundação Joaquim Nabuco. A pesquisa é contínua. Estamos sempre entendendo um pouco da história e, dessa forma, repassar à sociedade”.
A área é dividida em dois ateliês. Um especializado em peças artísticas, documentais e bibliográficas constituídas em papel e um outro voltado para pinturas de cavalete, esculturas em madeira, imagens sacras e paineis cerâmicos. Ao todo, são dez funcionários fixos no laboratório.

O espaço conta também com um ambiente para realização de cursos e treinamentos e laboratórios equipados com instrumentos de exame e apoio às atividades técnicas. O setor é responsável por realizar oficinas e capacitações na área de conservação e restauração de acervos.

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página