Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > A DIFOR
Início do conteúdo da página

DIFOR

Publicado: Sexta, 05 de Abril de 2019, 11h55 | Última atualização em Quarta, 10 de Abril de 2019, 12h23 | Acessos: 752

Missão e Competências

A Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor) tem como missão promover atividades que gerem aquisição de conhecimentos, habilidades e competências profissionais com finalidade de contribuir para o desenvolvimento das aptidões de atores de transformação social, prioritariamente, das regiões Nordeste e Norte do país.

Compete à Difor:   

Formular, planejar e coordenar a política de formação da Fundaj, em conjunto com as demais diretorias; 

Planejar, coordenar e executar atividades voltadas à formação, nos níveis de pós-graduação stricto sensu e lato sensu, e ao aperfeiçoamento de pessoal, para empreendimentos públicos e privados, nas áreas de atuação da Fundaj;

Desenvolver programas de cooperação nacional e internacional destinados as suas finalidades institucionais;  

Supervisionar a execução da política de divulgação científica e cultural da Fundaj no que couber.

Organograma

 Organograma

Atividades e ações

A Difor trabalha, em coordenação com as demais diretorias da Fundaj, para promover cursos, eventos e projetos inovadores. Para isso, atua com base em pesquisas que refletem a realidade, necessidades e potencialidades de suas  respectivas áreas de atuação.

Em sua estrutura, conta ainda com a Escola de Inovação e Políticas Públicas (EIPP), criada em 2017, cujo objetivo é promover e avaliar ações e cursos de formação, incluindo-se atividades desenvolvidas em parcerias com outras instituições. Dentre as atribuições da EIPP, destacam-se aquelas que visam:

- promover e supervisionar as ações e atividades de formação desenvolvidas no âmbito das diversas instâncias da Fundaj e instituições parceiras;

- propor, para análise e aprovação das instâncias competentes na Instituição, normas e procedimentos reguladores da atividade de formação em todos os níveis de sua realização;

- fomentar a reflexão e a pesquisa científica sobre a atividade de formação, em cooperação com outras unidades da Fundaj; 

- difundir o conhecimento produzido no âmbito da Cegov;

-promover intercâmbio e parcerias entre instituições que se dedicam à formação de agentes públicos;  

- desenvolver demais atividades de formação, no âmbito de sua competência, de acordo com as finalidades da Diretoria.

Em 2018, foram realizados mais de 70 cursos. Além disso, outras atividades mereceram destaque, incluindo-se: Desafio Município Inovador em Educação; Jovens Líderes; Cursos de Curta Duração; Cursos de Especialização; Cátedra Fulbright; Prêmio IBGE Educa; Estudos de Avaliação de Impacto; Cursos de Verão; Primeira Edição de Pernambuco Model United Nations; Lançamento do Fórum Ronidalva Melo; e a 1° Feira de Educação. Para 2019, estão previstas diversas ações voltadas para os eixos de Gestão Pública, Inovação, Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas, incluindo-se a oferta de pós-graduação (Lato Sensu).

Além dos cursos livres e especializações, a Difor desenvolve, em coordenação com a Diretoria de Pesquisa, cursos de pós-graduação Stricto Sensu. O objetivo é a formação e qualificação de pessoas para o exercido de atividades técnico-científicas, pesquisa, ensino e gestão, especialmente no âmbito do serviço público.

Há três cursos em andamento: Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio), Mestrado Profissional em Ciências Sociais Para o Ensino Médio (MPCS) e o Mestrado em Educação, Culturas e Identidades.

                                                  essa

registrado em:
Fim do conteúdo da página