Fundação Joaquim Nabuco

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Programas Institucionais

Agenda de Agosto

Aconteceu em Julho

Agenda de Junho dos Programas Institucionais

Resultados Seminário II do Ciclo de Seminários dos Programas Institucionais da Fundação Joaquim Nabuco

Seminário II do Ciclo de Seminários dos Programas Institucionais (Descobrindo e Construindo Parcerias) realizou sua Edição 1 em 09 de Maio de 2017, na Sala Calouste Gulbenkian. Duas das Parcerias tratadas naquele momento já resultaram positivas para a instituição:

PARCERIA
Fundação Joaquim Nabuco e Gestrado/UFMG
Articulação no Programa Institucional Valorização Docente na Educação Básica (PI 1)
Coordenação: Viviane Toraci
Associada ao Projeto Políticas públicas para a melhoria do Ensino Médio: Socialização científica, tradução e transferência de resultado
sob Coordenação de Darcilene Gomes (Pesquisadora Fundaj)
O projeto Políticas públicas para a melhoria do Ensino Médio foi recomendado para atendimento pela Chamada CNPq nº 22/2016 - Pesquisa e Inovação em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, na Linha 1 - Educação básica: ensino e formação docente. A pesquisa reúne em parceria seis instituições: Universidade Federal de Minas Gerais (Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social. Grupo de estudos sobre política educacional e trabalho docente - Gestrado/UFMG); Fundação Joaquim Nabuco (Mestrado Profissional em Ciências Sociais para o Ensino Médio), Universidade Federal Rural de Pernambuco (Programa Associado com a Fundaj de Pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades); Universidade do Estado da Bahia (Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade. Grupo de pesquisa (auto)biografia, formação e história oral); Universidade Federal de Pelotas (Grupo de pesquisa Gestão, currículo, políticas educativas e trabalho docente); Universidade de Strasbourg/França (Laboratório de pesquisa Sociedades, atores e governo - École Supérieure des Sciences Économiques et Commerciales); Universidade de Lisboa/Portugal (Instituto de Educação - Políticas de educação e formação).

A pesquisa tem como objetivo geral analisar as transformações recentes no ensino médio no Brasil, a partir de um estudo comparativo que permita identificar as influências internacionais sobre as políticas de ampliação da sua oferta, de orientação de suas finalidades e dos resultados nas principais avaliações, com o intuito de subsidiar medidas que visem a sua melhoria. Integra a proposta a realização de Projeto Piloto coordenado pela Fundação Joaquim Nabuco para conhecer e analisar as condições de oferta do Ensino Médio nas redes públicas federal e estadual dos nove estados do Nordeste, em relação aos recursos tecnológicos, midiáticos, didáticos e pedagógicos existentes nas escolas, infraestrutura escolar, organização espacial e temporal e organização escolar (currículo, atividades complementares, projeto pedagógico).
PARCERIA
Fundação Joaquim Nabuco e INCT Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial/ IPEA
Coordenação: Marco Aurélio Costa (IPEA)
Articulação no Programa Institucional Educação, Governança e Sustentabilidade (PI 5)
Coordenação: Janirza da Rocha Lima

 

O INCT em Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial (INPT) é resultado de seleção realizada no âmbito da Chamada Pública do MCT/CNPq – Edital 2014.  Coordenado pelo pesquisador Marco Aurélio Costa (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea), o INCT integra várias instituições universitárias e de pesquisa, com participação de pesquisadores e docentes. A Fundaj integra esse INCT com quatro pesquisadores: Cátia Lubambo, Neison Freire, Diogo Helal e Alexandrina Sobreira. Os INCTs têm importância prioritária na política de governo federal, confirmada em pauta da reunião do CNPq, no dia 29/05/2017 e no depoimento da Presidência do CNPq, Prof. Mario Neto Borges. O selo do INCT foi conferido, em março de 2017, pela Equipe INCT/CNPq - Coordenação de Apoio a Parcerias Institucionais - COAPI/CGNAC, na perspectiva de facilitar a negociação com eventuais empresas interessadas na execução dos projetos envolvidos. Representa chancela do CNPq atestando a competência do grupo de pesquisadores/instituições envolvidos na proposta.

A reunião inaugural aconteceu no dia 24 de maio de 2017 durante a realização do XVII Encontro Nacional da Anpur, onde foram confirmados oito projetos estruturadores nas seguintes linhas e sublinhas de pesquisa:

  1. Redes de cidades e regionalizações: recortes, dinâmicas e interações.

Sublinhas: caracterização, monitoramento e análise multiescalar
da rede urbana brasileira; Investimentos, infraestrutura e estruturas produtivas regionais: construindo cenários e Perspectivas transversais e temas emergentes.

  1. Produção do espaço, territórios usados e cidadania.

Sublinhas de Pesquisa: Políticas públicas e a produção do espaço urbano-metropolitano; Infraestrutura e mobilidade urbana: suportes, redes e fluxos metropolitanos e Cidade FAVELA: percepção, apreensão, produção.

  • NTIC, indicadores, tecnologia social e gestão pública.

Sublinhas de Pesquisa: Tecnologia social, novas mídias e gestão pública compartilhada; Ferramentas Web, conectividade e instrumentos para a gestão pública; Ferramentas e Metodologias: Desenvolvendo plataformas Web: gestão pública e accountability e Indicadores de desenvolvimento territorial: concepções, usos e apropriação pela sociedade civil e pelos agentes governamentais.

Agenda de Maio dos Programas Institucionais

Aconteceu em Abril nos Programas Institucionais

Agenda de Março dos Programas Institucionais

Agenda de Fevereiro dos Programas Institucionais

Seminário II do Ciclo de Seminários dos Programas Institucionais

A intenção do Seminário II do Ciclo de Seminários dos Programas Institucionais da Fundação Joaquim Nabuco é ampliar e consolidar uma rede de instituições atuantes e interessadas nos temas dos programas institucionais, de modo a potencializar os frutos e ganhos dos projetos e ações idealizadas e planejadas para o ciclo 2016-2019.

A programação terá início às 8:45h na Sala Calouste Gulbenkian Fundaj Casa Forte.

Agenda de Dezembro dos Programas Institucionais

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