Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Novembro e Dezembro com dois cursos sobre história e cultura africana e afro-brasileira na Fundaj.

MINICURSO IMAGENS DA ÁFRICA: HISTÓRIA E CULTURA VISUAL. FUNDAJ/DERBY (10h/aulas). Gratuito 

Professora: Cibele Barbosa( Fundação Joaquim Nabuco)
Datas: 26 e 27 de novembro.(8H ÀS13H)
Fundação Joaquim Nabuco/Derby
Total: 10h/aulas.
Público: Professores, estudantes de graduação, ativistas, público em geral.
Inscrições: Preencher o formulário no link:
https://docs.google.com/forms/d/16IoeCaMx1s3JEq_geRyKuwpEzqnXCt5wyW5XZxzg4PM/ed 

Vagas: 30.
Público: Estudantes, professores, público em geral.
Informações: cibele.barbosa@fundaj.gov.br/ capacita.difor@fundaj.govbr/cibele.barbosa@fundaj.gov.br
Tel: (81)3073-6629

O presente curso tem como objetivo trabalhar a produção visual acerca da África a partir do final do século XIX até meados do século XX e visa interrogar de que modo as culturas e cotidianos das diversas “ Áfricas” se tornaram visíveis à sociedade ocidental na era da reprodutibilidade técnica. Nesse primiero curso, mais focado nas discussões sobre imagem e colonialismo, iremos abordar de que modo produções visuais geradas em cenários coloniais geraram efeitos de verdade acerca dos africanos, consolidando a “ferida colonial” dos nossos dias? De que modo os africanos se apropriaram e ressignificaram suas representações imagéticas desafiando o discurso eurocêntrico? De que maneira as imagens sobre a África podem se tornar temas de pesquisas e material didático em sala de aula? Essas são algumas questões que serão trabalhadas no curso.

CURSO História da África Contemporânea: Trocas Atlânticas. 30h/aulas. Gratuito. Três fins de semana( novembro e dezembro).Fundação Joaquim Nabuco/DERBY.

Módulo I: África 70 e o Brasil. 24/11( sábado de 8h às 12h; 13h às 17h) e 25/11(dom) de 9h às 11h. Profª Drª Luiza Reis .

Mód. II: Fluxos entre África e Brasil: dos tempos da diáspora negra às migrações africanas no século XXI.30/11( sexta de 19h às 21h) e 01/12(sábado das 8h às 12h e das 13h às 17h). Profª Drª Cibele Barbosa.

Mod. III: Trabalho,famílias e biografias atlânticas. 14/12( sexta de 19h às 21h) e 15/12(sábado das 8h às 12h e das 13h às 17h). Prof. Dr. José Bento Rosa.

Inscrições no formulário:
https://docs.google.com/…/1b3RXMyzdcbPhS1r0wGkze9dM3ii…/edit
Informações: capacita.difor@fundaj.govbr/cibele.barbosa@fundaj.gov.br
Tel: (81)3073-6629

Navegando em: :: Outras Notícias Novembro e Dezembro com dois cursos sobre história e cultura africana e afro-brasileira na Fundaj.