Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Fundaj promove curso “Livro Raro, Formação e Gestão de Coleções Bibliográficas Especiais”

A Fundação Joaquim Nabuco promove, a partir de hoje (6), o curso para formação e gestão de coleções bibliográficas especiais, "Livro Raro". O propósito é incentivar curadores e pesquisadores de coleções bibliográficas especiais a produzir, registrar e difundir a memória e conhecimento, além de oferecer subsídios para a formação e gestão desses acervos fundamentados na Salvaguarda e na Garantia de Acesso.

O Curso é ministrado pela bibliotecária, chefe da Divisão e Curadora de Obras Raras da Fundação Biblioteca Nacional e professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Ana Virginia Pinheiro. A programação se estende até o dia 8 de novembro e diversas instituições públicas e privadas foram convidadas, como Arquivo Público Estadual, Biblioteca das Universidades Federais, Museu da Cidade do Recife, Inst. Ricardo Brennand, Biblioteca do Tribunal de Justiça, Biblioteca da Faculdade de Direito, dentre outras. As inscrições estão esgotadas.

Para Albertina Lacerda, coordenadora geral da Coordenação-Geral de Estudos da História Brasileira Rodrigo Melo Franco de Andrade (Cehibra), o curso é “fundamental para as bibliotecas e centros de documentação que guardam acervos de livros raros que precisam ser processados, conservados e disponibilizados ao público em geral”. Atualmente, o acervo da Biblioteca Blanche Knopf conta com diversas obras raras, datadas dos séculos 17, 18 e 20. São livros como “História Natural da Medicina”, “Castrioto Lusitano ou História da Guerra entre o Brasil e a Holanda” e ainda “Assombrações do Recife Velho”.

Confira a programação completa:

1º dia - 6 de novembro

Local: Sala Calouste Gulbenkian, Campus Gilberto Freyre, Av. Dezessete de Agosto,nº2187, Casa Forte
Horário: de 9h00 às 12h00 e de 14h00 às 17h00
Abordagem: Aulas expositivas, com recursos imagéticos sobre o livro antigo e/ou raro; Revisão de literatura, relevando as principais teorias relacionadas ao livro, no âmbito da Bibliologia e da Bibliografia, e modelos consagrados (padrões teóricos e boas práticas);

2º dia - 7 de novembro

Local: Auditório do CIEG, Campus Anísio Teixeira, Rua Dois Irmãos, nº92, Apipucos
Horário: de 9h00 às 12h00 e de 14h00 às 17h00
Abordagem: Exercícios práticos (miniauditório da Biblioteca Blanche Knopf);

3º dia - 8 de novembro

Local: Sala Calouste Gulbenkian, Campus Gilberto Freyre, Casa Forte
Horário: de 9h00 às 12h00 e de 14h00 às 17h00
Abordagem: Consideração e análise de relatos de experiências;
Discussão sobre questões pendentes ou em desenvolvimento no contexto científico da Biblioteconomia de Livros Raros (normas internacionais, padrões em desenvolvimento).

Navegando em: :: Outras Notícias Fundaj promove curso “Livro Raro, Formação e Gestão de Coleções Bibliográficas Especiais”