Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Curso de Verão

Sobre o evento
Dando continuidade ao objetivo de tornar-se um centro de discussões e envolver a sociedade em tema atuais e relevantes, a Escola de Inovação e Políticas Públicas (EIPP) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj/MEC) abre inscrições para a segunda edição dos Cursos de Verão. Ao todo, serão oferecidos 11 cursos gratuitos e de curta duração, dentro de três temáticas (1) Justiça Restaurativa, (2) Inovação e (3) Política e Sociedade.

Cursos de Verão EIPP Fundaj 2018

Grupo 1 - Justiça Restaurativa

- Introdução à Justiça Restaurativa na Escola para uma Cultura de Paz
A violência está em todos os segmentos, inclusive no ambiente escolar. Para estimular a Cultura de Paz por meio de práticas e ações restaurativas, a Fundaj desenvolve o projeto Justiça Restaurativa na Escola para uma Cultura de Paz desde 2016. Professores, gestores, educadores, técnicos das Gerências Regionais da Secretaria de Educação de Pernambuco estão sendo capacitados. O foco é restaurar as relações entre alunos, escola e família, utilizando como principal ferramenta o diálogo, fazendo com que o indivíduo causador de algum tipo de ofensa possa repensar seus atos e reparar os danos. para resolução e prevenção de conflitos mais graves.

Datas: 23, 26, 27 e 28/11/2018
Horário: 8h às 12h e 13h às 16h30
Local: Moreno
Link Inscrição: https://goo.gl/rNAruA
Instrutor: Mônica Mumme

Datas: 19 a 22/11/2018
Horário: 8h às 12h e 13h às 16h30
Local: Goiana
Link Inscrição: https://goo.gl/EXy65z
Instrutor: Mônica Mumme


- Comunicação Não Violenta (CNV) e Justiça Restaurativa na Escola
A CNV é uma das ferramentas mais utilizadas para lidar com conflitos negativos em escolas, em famílias, ou no âmbito da justiça, pois, tornou-se uma das bases fundamentais das Práticas Restaurativas. O curso proposto desenvolve uma reflexão sobre resolução de conflitos ainda não abordada nos currículos de formação de professores, potenciais multiplicadores.

Datas: 04/12/2018
Horário: 07h às 12h e 13h às 18h
Local: Fundaj Derby
Link Inscrição: https://goo.gl/Sb7Hgw
Instrutor: Marcelo Pelizzoli

- Introdução à Educação Sistêmica
Tem como proposta uma abordam da escola como Sistema e Comunidade nas relações e conflitos humanos gerados das afetividades e dos fluxos familiares, heranças geracionais e culturais. O foco é mapear os sistemas em que o aluno vive, apontar algumas aplicações práticas da educação sistêmica no ambiente escolar - casos e exercícios.

Datas: 05/12/2018
Horário: 07h às 12h e 13h às 18h
Local: Fundaj Derby
Link Inscrição: https://goo.gl/cnXRsg
Instrutor: Marcelo Pelizzoli


Grupo 2 - Inovação

- Design thinking para educação
O curso acompanha a tendência mundial de construção de políticas públicas inovadoras baseadas no modelo de pensar, agir e transformar utilizando o Design Thinking como plataforma criativa de se cultivar novos rumos para o governo.
Tem como objetivos oferecer um panorama introdutório sobre os principais conceitos de Design Thinking voltado para a Educação, expandir os horizontes metodológicos da experiência de educação; equipar os educadores com ferramentas criativas; fomentar os modelo mentais de colaboração, prototipagem e empatia no processo de Design Thinking e pensar o ensino como experiência criativa.

Datas: 03, 04, 05 e 06/12/2018
Horário: 03,04 e 05/12: 08h às 12h; 06/12: das 08h às 11h
Local: Fundaj Derby
Link Inscrição: goo.gl/pMDiAU
Instrutor: Bruno Martins Rizardi


- Comunicação e uso das mídias em sala de aula
O curso Comunicação e uso das mídias em sala de aula procura instrumentalizar professores e demais profissionais de educação para o uso dos meios de comunicação no processo de ensino e aprendizagem como ferramenta pedagógica.
Romerita Farias é Mestre em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC), pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui graduação em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco. Especialista em educação pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, em Comunicação Empresarial, pela Fafire. Atua como coordenadora de Atividades de Cursos Lato Sensu (Caclato), da Escola de Inovação e Políticas Públicas (EIPP), Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor/ Fundaj).

Datas: 19, 20, 21, 26, 27, 28 e 29/11/2018
Horário: 19h às 22h
Local: Fundaj Derby
Link Inscrição: goo.gl/Nr7LZQ
Instrutor(a): Romerita Farias


- Práticas inovadoras e a integração de tecnologias na sala de aula
O curso tem como objetivos: conhecer conceitos e práticas inovadoras no contexto educacional; Planejar atividades pedagógicas baseadas em metodologias ativas e inovadoras; Refletir sobre as possibilidades da prática educativa mediadas pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC); refletir sobre a importância da criação de contextos interativos na aprendizagem colaborativa e conhecimento compartilhado e no processo de formação de professores e elaborar recursos digitais para uso pedagógico.
Maria Auxiliadora Soares Padilha é professora associada para atividades de Educação a Distância da Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em Pedagogia (1997), mestrado em Educação (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Pós- Doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha. Pesquisa e atua sobre Coreografias Didáticas e Institucionais, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para Educação com ênfase em Didática, Inovação Pedagógica e Metodologias Ativas, Educação a Distância, Inclusão Digital, processos de ensino e aprendizagem e formação de professores. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE. Foi Coordenadora do Programa Institucional de Inovação Pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco e coordena, desde 2011 o Programa de Extensão Proi-Digital. 

Datas: 19, 20, 21, 22, 26, 27, 28 e 29/11; 03 e 04/12/2018
Horário: 19h às 22h
Local: Fundaj Derby
Link Inscrição: goo.gl/in9yXx
Instrutor(a): Maria Auxiliadora Soares Padilha


- Teatro da presença social: A teoria U em movimento
Ancorado em atividades integrativas baseadas em uma tecnologia social consistente e inovadora que ativa o corpo sensível e libera sua inteligência, deixando-a disponível para agregar novos insights em situações complexas. Tais atividades oferecem caminhos para um mergulho coletivo em grupos, equipes, times de trabalho, organizações e sistemas para que possam olhar a si mesmos e o todo, trazendo à tona conteúdos significativos com o intuito de fortalecer o senso de coletividade, a colaboração e a liderança.
Daniela Kolhy Ferraz é é professora autorizada do Teatro da Presença Social e formada pelo Presencing Institute nos Fundamentos da Teoria U. Bióloga, mestre e doutora em ecologia pela Universidade de São Paulo e Universidade Estadual de Campinas.
Janaína Maia Jatobá é formada em administração pela UPE (Universidade de Pernambuco) e pós-graduada em Filosofia da Inovação Social pela Alanus University - Alfter, Alemanha. Nos últimos 20 anos gerenciou programas de abrangência nacional na Oxfam Grã-Bretanha e no Instituto C&A, faz parte do GRA - Grupo Reflexivo de Aprendizagem / Goethe Radical Alternative e do Conselho de Oxfam Brasil e integra a equipe do Reos Partners no Brasil como Senior Associate.


Datas: 20, 21, 22 e 23/11/2018
Horário: 8h30às 12h30 e das 13h30 às 17h
Local: Fundaj Derby
Link Inscrição: goo.gl/L5iAs3
Instrutor(as): Daniela Kolhy Ferraz e Janaína Maia Jatobá


- Elaboração de projetos
O curso aborda os aspectos da elaboração de um projeto dentro de uma reflexão sobre impacto e análise de contexto, com vistas ao uso desta ferramenta para uma ação mais transformadora. Pretende  trabalhar conteúdos, apresentar concepções e ferramentas a respeito do tema elaboração de projetos, articulando a este tema a reflexão sobre relevância de iniciativas contexto de mobilização de recursos e desafios.  Junto a isso promover reflexões coletivas, com base na experiência dos participantes e construir caminhos de intervenção que traduzam boas ideias em um projeto.
Cristiane Felix dos Santos possui mestrado em Comunicação Social (mídia e processos sociais), pela Universidade Federal de Pernambuco, com pós graduação (especialização) em Capacitação pedagógica pela UFRPE. Graduada em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco. Com larga experiência no trabalho com organizações da sociedade civil (ONGs), e parcerias publico privadas, atuou em diversos temas neste campo: comunicação e assessoria, campanhas, educação, criança e adolescentes, desenvolvimento de organizações sociais, atuação social em rede, investimento social privado, relações de parcerias. Entre 2005 e 2017 integrou a equipe do Instituto C&A de Desenvolvimento Social.

Datas: 26, 27, 28, 29 e 30/11/2018
Horário: 8h às 12h
Local: Fundaj Derby
Link Inscrição: goo.gl/2FsKx1
Instrutor(as): Cristiane Felix dos Santos

Grupo 3 - Política e Sociedade

- Emoções políticas: afetos, instituições e esfera pública
Em que sentido é possível falar de um conteúdo emotivo da práxis social? Como emoções e afetos são mobilizados através da esfera pública, mídia ou movimentos sociais? Qual o papel das instituições democráticas na formação desses afetos? Tais questões pautam grande parte do debate filosófico, principalmente na modernidade, em que autores como Maquiavel, Spinoza, Rousseau ou Hobbes pensaram a política e as instituições de maneira indissociável de uma análise das emoções e conceitos da natureza humana, desejos e paixões.
Filipe Campelo é professor Adjunto do Departamento de Filosofia da UFPE e coordenador do Núcleo de Estudos em Filosofia Política e Ética (NEFIPE/UFPE). É doutor em Filosofia pela Universidade de Frankfurt, tendo participado, na mesma cidade, do grupo de estudos no Instituto de Pesquisas Sociais. Realizou pós-doutorado na New School for Social research, em Nova Iorque (Fullbright Scholar).

Datas: 03, 04 e 05/12/2018
Horário: 8h às 12h e 13h às 17h
Local: Fundaj Derby
Link Inscrição: goo.gl/s5Zeem
Instrutor: Filipe Campello.


- O Ser Político
Datas: 19, 20, e 21/11/2018
Horário: 18h às 22h
Local: Fundaj Derby
Link Inscrição: goo.gl/PUKqGR
Instrutor(a): Denise de Freitas Castro

O curso busca contribuir para a qualificação desse pensar para um agir em liberdade. Convida o participante a ampliar sua percepção sobre o ser político que vive nele, refletindo sobre sua ação no mundo e o que essa ação mantém, fortalece e transforma em relação com o outro e com o mundo a sua volta. Para, então, poder recriar seu posicionamento sendo coerente com esse ser político que conduz a si mesmo como agente cocriador de uma sociedade democrática e sustentável.
Denise de Freitas Castro é consultora e facilitadora de processos multissetoriais. Graduada em Ciências Biológicas pela PUC/CAMPINAS e Pós-graduada em Prática Social Reflexiva pelo Instituto de Filosofia da Inovação Social da Alanus University em Bonn. Desenvolveu-se como gestora organizacional no terceiro setor, articuladora e estrategista, adquirindo experiência na gestão pública por meio da relação público-privada. Atualmente, trabalha no desenvolvimento de políticas públicas e estratégias de transformação social, bem como no levantamento de informações para elaboração de documento estratégico. Desenha e empreende programas de aprendizagem com abordagem inovadora a partir da prática da pessoa e de um olhar sensível e integrado a natureza.

Navegando em: Formação A Difor