Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Vem brincar de ser criança no Muhne

Outubro é o mês das crianças. E a Fundação Joaquim Nabuco organizou várias atividades durante voltadas para o público infantil. No domingo (21) o Museu do Homem do Nordeste (Muhne) promove a 27° edição do Domingo dos Pequenos, que apresenta a temática “Memórias da Infância”.

A ideia é estimular as tradições, levando os participantes a pensarem sobre os brinquedos populares e a evolução até os jogos digitais, traçando assim um paralelo entre os brinquedos museológicos e os contemporâneos. “Essa edição do mês de outubro tem um teor mais especial, em virtude desse imaginário do que é ser criança, convidando pessoas a entender qual o papel do brincar. É intenção nossa que esse domingo tenha como base a inocência de quem brinca, o que parece estar distante dos adultos mas não está.”, explica Edna Maria da Silva, coordenadora do Educativo do Museu do Homem do Nordeste.

O evento, que acontecerá das 9 horas até as 12 horas, nas mediações do jardim do Muhne e no próprio museu, contará com uma programação que integre também os adultos, aflorando assim o lado criança que cada um ainda carrega dentro de si. Durante a programação os visitantes poderão visitar a exposição permanente do museu, que se refere à intervenção expográfica “Brinquedos e Brincadeiras” e a exposição “Letreiros”. Haverá, ainda, o lançamento do livro Novo Abraço pela Editora Cepe, assim como a apresentação do livro em formato de contação de história pelo Tapete Voador, patrocinado pela própria editora. O grupo musical Timtim por Timtim apresentará ritmos populares. Já o artesão José Pedro e a mestre bonequeira Dona Neném estarão com brinquedos à venda.

Paralelo a isso, a criançada poderá participar também da oficina de brinquedos onde será ensinado a confeccionar o brinquedo popular Vaivém. As inscrições para as oficinas podem ser feita no dia do evento das 9 horas às 10 horas, são gratuitas e tem número de vagas limitadas.
No dia do evento, um grupo de 25 crianças da Ilha de Deus fará uma visita ao Muhne e participará das atividades. A estrutura do evento contará com mediadores para auxiliar também todos os outros visitantes que estejam participando do Domingo dos Pequenos e que precisem de qualquer apoio.

Navegando em: :: Outras Notícias Vem brincar de ser criança no Muhne