Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

EIPP oferece curso de inclusão de habilidades sociais na área da gestão

A Fundação Joaquim Nabuco, por meio da Escola de Inovação e Políticas Públicas (EIPP), abriu inscrições para o curso “A Prática da Escuta como Habilidade de Gestão”. As aulas, que ocorrem entre o final de outubro e o início de novembro, visam um novo método de gestão e de liderança para os gestores que querem fugir dos aspectos técnicos das grades curriculares tradicionais das escolas de administração e buscar novos programas de desenvolvimento em diferentes ambientes de aprendizagem. As inscrições podem ser realizadas até 18 de outubro.

Atualmente, a área da gestão apresenta muitas contradições e complexidades, voltada para as tecnologias sociais, e para o ensino instrumental e técnico, assim, a partir disso, surge uma demanda de gestores que buscam um aspecto mais social que possa ser aplicado à sua área profissional. “A gestão é uma atividade que exige capacidade de observação, de compreender as pessoas e assuntos. A escuta, nesse sentido, é importante pois sendo uma capacidade mais interna do que técnica, auxilia nessa compreensão das pessoas, produtos e conteúdos que o gestor lida. Além disso, a escuta é uma competência importante na tomada de decisões do dia a dia, atribuindo sentido à função do profissional.” justifica Saritta Falcão, administradora e instrutora do curso.

As aulas têm como objetivo auxiliar os gestores à compreender e praticar princípios gerais sobre a habilidade de escuta, por meio conceitos e fenômenos relacionados a Teoria U; planejar e realizar exercícios que ajudem os participantes na auto-percepção sobre seus diferentes níveis de escuta; praticar as qualidades internas necessárias à realização de uma boa escuta; refletir sobre a relação da capacidade interna de escutar com a qualidade de intervenção numa situação de ajuda e desenvolver capacidade de tomada de decisões rotineiras.

A metodologia aplicada ao curso se baseia nos princípios da Pedagogia Social, da Teoria U e da Prática Social Reflexiva para se atingir o aprendizado e desenvolvimento de habilidades sociais a serem aplicados na área. A partir de exercícios sociais, o curso se propõe a experimentar a habilidade da escuta ativa e profunda, as quais se referem à capacidade do gestor de escutar além da razão, de estar presente, aberto e interessado no que acontece ao seu redor para que, dessa forma, possa acessar uma espécie de intuição empreendedora, disciplinar seu sentidos e ampliar sua capacidade de percepção. A realização de exposições dialogadas, para complementar os exercícios sociais, propõe explorar o tema de forma expositiva e dialógica para extrair a aprendizagem cognitiva de seus alunos. Além disso, exercícios corporais serão realizados para que os alunos possam experimentar a escuta individual do próprio corpo e explorar o papel dessa linguagem. Por fim, através de estudos de casos é proposto experimentar outros níveis de complexidade da escuta ativa e profunda.

SERVIÇO
A Prática da Escuta como Habilidade de Gestão

Datas: 22, 23, 25 e 30 de outubro e 6 e 8 de novembro.
Horário: 18h às 22h

Local: Fundaj/DERBY
LINK PARA INSCRIÇÃO: https://goo.gl/forms/5mGCA4v5TR1PQdLJ2
 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 

Módulo 1 – 8h/a – A gestão em organismos vivos. Princípios da Pedagogia Social.  Introdução do pensar, sentir e querer na motivação da aprendizagem do adulto. Exercícios Sociais e a prática de investigação sobre si, sobre o outro e sobre a relação entre ambos. Escuta empática.

Módulo 2 – 8h/a – Princípios da escuta profunda na abordagem da Teoria U. O corpo e os sentidos como campos de percepção. A prática do Teatro da Presença Social na escuta mente-corpo.

Módulo 3 - 8h/a -  O ciclo ação-aprendizagem como metodologia de aprendizagem e reflexão sobre a prática.  A escuta do pensamento linear  e do pensamento sistêmico.  A escuta da aprendizagem de processos e gestão de pessoas.

Navegando em: :: Outras Notícias EIPP oferece curso de inclusão de habilidades sociais na área da gestão