Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Biografia sobre Delmiro Gouveia será lançada na Fundaj do Derby

 

A vida do cearense Delmiro Gouveia é contada com detalhes na biografia que será lançada no Edifício Ulysses Pernambucano, no próximo dia 10 outubro. O evento acontece às 17h e conta com a presença do autor, William Edmundson, que é historiador em João Pessoa e já publicou cinco relacionados à história do Nordeste do Brasil, sendo três deles escritos em português.

O livro, intitulado “Delmiro Gouveia: biografia de um pioneiro”, fala sobre a vida de Delmiro e sua importância na história de Pernambuco. William define o cearense como “visionário e pioneiro”, destaca ainda algumas das suas iniciativas como a contribuição para o que hoje é a CHESF, a criação do primeiro “shopping center” do Brasil, a propagação da construção de rodovias, entre outras iniciativas.

Conhecido como “o coronel dos coronéis”, Delmiro veio de família pobre no Ceará. Aos quinze anos, veio para Recife trabalhando como bilheteiro em uma empresa de trem urbano e aos poucos foi dominando o mercado e fazendo parte da nata da sociedade. Depois, foi para Alagoas e inaugurou a primeira usina hidrelétrica nas cachoeiras de Paulo Afonso.

William Edmundson destaca que “Delmiro Gouveia contribuiu ao período de rápida modernização do Recife ao final do século XIX. Montou um verdadeiro “shopping center”, o Mercado do Derby, e um hotel ao lado, o Grande Hotel Internacional, considerado na época como um dos melhores hotéis nas Américas. “

Para produzir a biografia, William contou com o acervo da Fundação, que cedeu fotografias e pesquisas que ajudaram na construção da obra. “A Fundaj ofereceu duas coleções fundamentais sobre a vida e obra de Delmiro Gouveia, sem as quais é difícil imaginar concluir uma pesquisa completa. Tratam do acervo documental ‘Delmiro Gouveia: Sebastião Vila Nova’, e o excelente acervo fotográfico, ambos dentro da Biblioteca Central Blanche Knopf.”, explica o autor.

O lançamento do livro marcará o dia em que completam 101 anos do assassinato de Delmiro Gouveia, cujo crime ainda não foi solucionado. Ele tinha 54 anos e deixou o seu legado de inovações e modernização no Nordeste do país. Para o autor, a escolha do local onde acontece o lançamento do livro é muito especial.  “O Edifício Ulysses Pernambucano fica a uma quadra do Memorial de Medicina de Pernambuco, lugar onde Delmiro Gouveia ergueu seu hotel de luxo, e a duas quadras do Comando da Polícia Militar de Pernambuco na Praça do Derby, onde ele construiu o famoso Mercado do Derby”, conta. 

Navegando em: :: Outras Notícias Biografia sobre Delmiro Gouveia será lançada na Fundaj do Derby