Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Museu do Homem do Nordeste realiza programação especial na 12ª Primavera dos Museus

Neste domingo (16/9), o Muhne - Museu do Homem do Nordeste inicia semana com programação especial gratuita para os públicos de todas as idades.  Conhecida como Primavera dos Museus, a temporada cultural que acontece no Muhne e em diversos espaços museológicos do país é coordenada pelo Ibram - Instituto Brasileiro de Museus. O tema proposto pelo Ibram, “celebrando a educação em museus”, é o mote das atividades realizadas entre os dias 16 e 22 de setembro pela coordenação de ações educativas do Museu do Homem do Nordeste. A programação também integra o ano de comemorações dos 40 anos do museu e 70 anos da Fundaj - Fundação Joaquim Nabuco. 

“Uma das grandes atuações de qualquer espaço museal é o seu setor educativo, que potencializa o contato da população com o conhecimento da proposta museológica, no nosso caso, sobre os diversos aspectos culturais e sociais do Nordeste. Nesse sentido, especialmente no momento em que estamos passando, o tema colocado pelo Ibram reafirma a importância dos museus, que são, acima de tudo, espaços de educação e de formação do pensamento crítico”, enfatiza Frederico Almeida, coordenador geral do Museu do Homem do Nordeste.  

Característico do teatro de bonecos popular do Nordeste e considerado patrimônio cultural brasileiro, o mamulengo é um dos destaques no Domingo dos Pequenos (16/9), dia dedicado inteiramente ao público infantil, em que as crianças terão oportunidade de assistir ao espetáculo de bonecos “A sanfoninha choradeira do Rei do Baião”, do Grupo Scenas. Já na segunda-feira (17/9), o projeto Museu Educador traz o debate “Museus, Educação e Comunidades”, que aborda os processos de empoderamento social que potencializam a preservação da memória e do patrimônio cultural nos grupos sociais. 

A programação encerra no sábado (22/9), com o Circuito de Museus, ação promovida pelo Muhne em parceria com o Museu Murillo La Greca (Casa Forte) e a Fundação Gilberto Freyre (Apipucos), que busca fortalecer a conexão entre os equipamentos culturais. Num único dia, o público terá oportunidade de conhecer as exposições dos três espaços através de visita mediada, com início às 13h, no La Greca. “A educação é um processo em si, é uma ciência vetora, e nós exergamos o museu como um interlocutor, e não como artífice principal desse processo. A educação é um estado de escuta, e é assim que tratamos as nossas mediações com o visitante, permitindo que ele construa seu próprio entendimento”, explica Edna Silva, coordenadora de ações educativas do Museu do Homem do Nordeste.  

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA 

DOMINGO 16/9 - 9h-12h ⋯ Domingo dos Pequenos 

9h-10h 

- Lançamento do livro "Dianimal", de Alexandre Revoredo, pela Cepe Editora; 

- Inscrições para oficinas; 

- Mediação temática no Muhne: "A arte do teatro de bonecos"; 

10h-10h40 

- Apresentação com Alexandre Revorêdo (atração da Cepe Editora); 

10h-12h 

- Oficina ⋯ Fantoche (para crianças de 3 a 6 anos); 

- Oficina ⋯ Bonecos de Caixa, com Mestre Antero Gepeto (crianças de 6 a 7 anos). 

11h-12h  

- Espetáculo: “A sanfoninha choradeira do Rei do Baião”, do Grupo Scenas.  

---------------------------- 

SEGUNDA-FEIRA 17/9 - 13h30-17h ⋯ Museu Educador 

Debate ⋯ Museus, Educação e Comunidades 

O Museu Educador é uma ação promovida periodicamente pelo setor educativo do Muhne e tem o objetivo de promover debates acerca de temáticas transversais à educação em museus. Nesta edição, o tema “Museus, Educação e Comunidades” aborda os processos de empoderamento social que potencializam a preservação da memória e do patrimônio cultural nos grupos sociais. 

Debatedores:  

Silvia Barreto (Fundaj - Divisão de Estudos Museais e Ações Comunitárias) 

Vera Galvão (Museu de Arte Popular Vera Galvão - Camaragibe, PE) 

Edy Rocha (ONG Saber Viver, comunidade da Ilha de Deus) 

---------------------------- 

SEXTA-FEIRA 21/9 - 15h-17 ⋯ Educação e Culturas Populares no Museu 

A atividade propõe a possibilidade de abrir espaço para apresentações de grupos escolares, as escolas convidadas apresentarão diferentes vertentes artísticas. Utilizando as artes e culturas populares, a atividade celebra a cultura popular como forma de troca e aprendizagem. 

---------------------------- 

SÁBADO 22/9 - 13h ⋯ Circuito dos Museus 

Início: Museu Murillo La Greca  

Visita mediada por três museus da Zona Norte recifense, para que o público tenha oportunidade de conhecer os espaços culturais e suas exposições num único dia. O circuito tem início no Museu Murillo La Greca (Casa Forte), passando pelo Museu do Homem do Nordeste (Casa Forte) e terminará na Fundação Gilberto Freyre (Apipucos).  

*Inscrições pelo e-mail: circuitodemuseusrecife@gmail.com 

SERVIÇO
12ª Primavera dos Museus no Muhne
Data: 16 a 22 de setembro
Local: Museu do Homem do Nordeste (Avenida Dezessete de Agosto, 2187 - Casa Forte, Recife - PE)
Informações: 3073.6331 (Educativo Muhne)
Entrada Gratuita  

  

Navegando em: :: Outras Notícias Museu do Homem do Nordeste realiza programação especial na 12ª Primavera dos Museus