Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Inscrições abertas para o XI Concurso de Videoarte

Se você tem interesse na produção de vídeos que fogem do modelo tradicional, ou participa de um coletivo de artistas com esta proposta, se liga que o edital do XI Concurso de Videoarte já está disponível. A competição, organizada pela Fundação Joaquim Nabuco, tem como objetivo estimular e reconhecer projetos audiovisuais artísticos em caráter experimental. Nesta edição, duas obras serão selecionadas e premiadas com R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) cada.

As inscrições podem ser feitas de forma presencial na Fundaj do Derby, em horário comercial, com a ficha de inscrição preenchida. Poderão se inscrever artistas ou coletivos de artistas residentes no Brasil e maiores de 18 anos, desde que cada pessoa ou coletivo concorra com apenas um trabalho e não tenha sido vencedor nas duas últimas edições. O setor responsável pela coordenação do concurso é a Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (MECA).

As inscrições estão abertas até 30 de novembro de 2018 e são gratuitas. Os vencedores serão anunciados por meio do Diário Oficial da União (DOU), do site e redes sociais da Fundaj.

Moacir dos Anjos, um dos organizadores do concurso e curador da Fundaj, explica a importância do projeto. “A proposta do concurso é estimular a criação de obras inéditas. O audiovisual é uma mídia que tem uma importância fundamental na arte contemporânea. E acho que é papel da Fundação estimular a criação de artistas”. Inédito no Brasil, o concurso têm tido resultados muito significativo para os produtores, desde participações na Bienal de São Paulo e até em festivais internacionais. Exemplo disso foi a cineasta e artista visual pernambucano Gabriel Mascaro, que foi vencedor da sétima edição do concurso.

A participação do concurso pode também proporcionar o contato do produtor com um campo além do audiovisual. Moacir destaca esse diferencial como uma das principais vantagens dos vencedores da competição. “É uma oportunidade do artista se alimentar de linguagem diferente, experimentar campos diferentes. A ideia é promover a quebra de limites tão rígidos entre o campo de artes visuais e de cinema”.

O projeto é de abrangência nacional e os premiados têm os trabalhos incorporados ao acervo de videoarte da Fundação Joaquim Nabuco, permitindo, além da divulgação, a pesquisa do público.


ATUALIZAÇÃO:
A Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte, MECA, da Fundação Joaquim Nabuco comunica que o prazo para as inscrições no XI Concurso de Videoarte 2018 foi prorrogado até o dia 30 de novembro de 2018.

O Concurso tem como finalidade incentivar a produção de audiovisual de caráter experimental e contemplará duas propostas, concedendo a cada projeto selecionado um prêmio no valor de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais).

 

As inscrições são gratuitas, deverão ser realizadas, pelos proponentes ou seus procuradores, na Fundação Joaquim Nabuco / Derby, das 9h às 12h e das 13h às 17h, no endereço abaixo e os projetos enviados via correios por Sedex, deverão ser postados até o dia 30 de novembro de 2018. A divulgação dos projetos vencedores será feita no site da Fundação Joaquim Nabuco e no Diário Oficial da União.

Confira o edital aqui.

Ficha de Inscrição


Informações e Inscrições:

Diretoria de Memória, Educação, Cultura e  Arte - MECA
Fundação Joaquim Nabuco
A/C Moacir dos Anjos
Rua Henrique Dias, 609 - Derby - Recife - PE - 52.010-100
Telefone: (81) 3073.6682
De 2ª a 6ª feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h.
Endereço eletrônico: artes@fundaj.gov.br

Navegando em: :: Outras Notícias Inscrições abertas para o XI Concurso de Videoarte