Fundação Joaquim Nabuco

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Pesquisa da Fundaj baseia dissertação em pós da UFRPE

A pesquisa da Fundação Joaquim Nabuco "Determinantes do Desempenho Escolar na Rede de Ensino Fundamental do Recife” serviu de base para a dissertação do aluno do Programa de Pós Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural, da UFRPE, Raphael Rodrigues.

A importância do material produzido pela Fundaj na dissertação, inclusive, fez com que Raphael, orientado pelo professor Luís Henrique Romani de Campos (Fundaj), fizesse a sua pesquisa nas dependências da instituição. De acordo com Romani, a preocupação maior do trabalho esteve focada em observar os efeitos da infraestrutura escolar no desempenho dos alunos. Os resultados mostram a relevância dos investimentos em políticas públicas que possam ser associadas à infraestrutura escolar para a obtenção de melhores resultados.

Entre outros aspectos, Raphael destaca que a renda e suporte familiar também tem impacto direto no desempenho escolar. “Alunos que têm renda mais elevada e suporte familiar tem um aproveitamento melhor da infraestrutura da escola. Alunos que têm esse acompanhamento e uma situação econômica boa, além de uma boa infraestrutura na escola, vão ter um desempenho melhor e melhores notas”, resume o estudante.

A pesquisa que baseou a trabalho de Raphael teve início em 2013, dentro da Coordenação de Estudos Econômicos e Populacionais, elaborada por Isabel Raposo e por Michela Barreto Camboim Gonçalves, ambas pesquisadoras da Fundaj. “Além de entender que a infraestrutura tem um efeito sobre o desempenho do aluno, ele entendeu que a infraestrutura sozinha é ineficaz. É preciso que o aluno tenha um capital familiar minimamente estruturado para que essa infraestrutura tenha efeito no desempenho do aluno”,  destaca Isabel, sobre os resultados obtidos na análise feita pelo estudante.

Desde 2017, dialogando com a pesquisa anterior, Isabel continua estudando a influência de diversos fatores no desempenho escolar com o projeto “Acompanhamento longitudinal do desempenho escolar de alunos da rede pública de ensino fundamental do Recife". O objetivo de estudar a relação das condições socioeconômicas de alunos de escolas públicas do Ensino Fundamental no Recife com o desempenho escolar dos mesmos, a partir da análise de dados levantados na pesquisa baseada na dissertação de Raphael.

A dissertação foi apresentada no dia 15 de agosto. Além de Isabel Raposo e Luís Henrique Romani da Fundaj, a mesa de avaliação contou com o professor Romilson Cabral, da UFRPE.

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