Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Fundaj organiza evento sobre Migrações Africanas na UFPE

“Ainda há um estigma na figura do africano, como se sua presença no Brasil estivesse vinculada somente ao seu passado de escravidão. Quando, na verdade, nós temos outros fluxos migratórios de africanos para o Brasil, principalmente no século XXI”, afirma Cibele Barbosa, historiadora e coordenadora do projeto da Fundação Joaquim Nabuco, “Trocas Atlânticas”, que organiza, na próxima quarta-feira (15), uma mesa-redonda sobre “Migrações Africanas em uma perspectiva contemporânea”, no auditório do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (CE-UFPE).

O evento gratuito, em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e apoio do Instituto da África, ambos da Universidade Federal de Pernambuco, objetiva o compartilhamento de informações sobre as migrações africanas mais recentes e está aberto ao público. Na ocasião, haverá ainda o lançamento do livro “África, migrações e suas diásporas”, organizado pelo professor Bas'lelle Mallomano, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), que também integrará a mesa-redonda, falando sobre as Migrações Africanas e o Multiculturalismo.

Dentre os outros convidados para o debate, está Joanildo Burity, cientista político e pesquisador  da Fundação Joaquim Nabuco, além de João Adriano Mucuapera, diretor da Bibli-ASPA, biblioteca e centro de pesquisa e cultura voltado para países árabes, africanos e sul-americanos, para falar sobre as redes culturais de acolhimento.

Segundo Cibele, a mesa-redonda faz parte das atividades do Projeto Trocas Atlânticas, “um projeto que integra o Programa Institucional Educação e Relações Étnico-Raciais da Fundação, visando a produção de conteúdos sobre biográficas atlânticas, fluxos de pessoas e percursos entre a África e o Brasil, tanto no viés histórico quanto no contemporâneo”. Ela conta que o evento precede uma exposição sobre “Africanos no Brasil e as Migrações Contemporâneas”, que acontecerão mais adiante no Museu do Homem do Nordeste.

Serviço
Mesa-redonda “Migrações Africanas em uma perspectiva contemporânea”
Local: Auditório do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (
UFPE)
Data: 15 de agosto de 2018
Hora: 17h30 às 19h30

Navegando em: :: Outras Notícias Fundaj organiza evento sobre Migrações Africanas na UFPE