Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Engenho Massangana recebe segunda edição do Curso de Iniciação Teatral

A apresentação da segunda edição do Curso de Iniciação Teatral, realizado no Engenho Massangana, no Cabo de Santo Agostinho ocorre neste sábado, 25 de agosto, às 14h30. A ação é promovida pela Fundação Joaquim Nabuco, por meio de parceria entre o Engenho e o Museu Homem do Nordeste.

O encenador e diretor de peças teatrais, Zé Francisco de Paula Cavalcanti, responsável pela organização do curso, destaca que o principal objetivo é formar novos alunos e aproximar o engenho da população. “A proposta básica é levar teatro e muito conhecimento para as pessoas da comunidade. Evidente que, caso desperte o interesse, outras pessoas também podem participar. Com o desenrolar do curso, os participantes vão desenvolvendo mais a sensibilidade, emoção, imaginação, aspecto e visão de mundo", afirmou.

Para o dia da estreia, o público presente no local pode esperar a apresentação do espetáculo infantojuvenil “Nova Branca de Neve”, com idade recomendada a partir de 3 anos. “A apresentação é voltada para crianças, mas com certeza os adultos também vão se interessar. Branca de Neve é conhecida por várias gerações, porém vamos trabalhar com uma roupagem diferente da que o público já está acostumado. Ela terá uma cara mais moderna e diferente, um aspecto do século 21. É uma comédia infantil com muita música e dança”, comentou Zé Francisco.

A primeira edição do curso aconteceu no início do semestre do ano passado. A turma foi formada por 12 alunos, que chegaram até a conclusão da oficina. “Começamos a trabalhar com esse projeto piloto. Foi nossa primeira experiência e podemos dizer que o saldo foi positivo demais. O curso se expandiu muito, mas esse ano queremos alcançar mais gente ainda. Nessa nova proposta conseguimos consertar os erros e avaliar os pontos mais importantes para abordarmos em cada encontro”, apontou.

A novidade desta segunda edição é que, durante os seis meses de duração, os alunos deverão apresentar quatro espetáculos infantis, sempre no dia da missa, que acontece na Capela do Engenho Massangana. O espetáculo é fruto de uma parceria entre o doutor em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Moisés Neto, com direção de Zé Frnacisco.

O público interessado deve realizar as inscrições no dia da estreia do curso, depois da apresentação do espetáculo.  As aulas começam na terça-feira, 28 de agosto, e as instruções serão passadas pelo professor e coordenador do curso.  As aulas ocorrem nas terças e quintas-feiras, das 9h às 11h. A faixa etária é a partir dos 15 anos. A duração total do curso é de 6 meses.

Navegando em: :: Outras Notícias Engenho Massangana recebe segunda edição do Curso de Iniciação Teatral