Fundação Joaquim Nabuco

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Especialização da EIPP realiza curso “Design Thinking para Inovação Social”

A Escola de Inovação e Políticas Públicas - EIPP, da Fundação Joaquim Nabuco, realizou, no último sábado (04), na unidade do Derby, o curso “Design Thinking para Inovação Social” para os estudantes da Especialização em Políticas Públicas e Inovação. O processo educativo ensinou uma maneira colaborativa e criativa de entender e abordar problemáticas sociais, buscando a solução que acrescentem nas propostas dos alunos.

Para ministrar a disciplina, a Escola trouxe o professor Bruno Rizard,  que elogiou o projeto e revelou como foi a experiência. “A EIPP tem a proposta incrível de trazer a discussão de inovação para o setor público. Eu acredito muito que uma das chaves para construção do estado é a ideia de que precisamos continuamente melhorar e, para isso, inovar. A parceria com trouxe uma oportunidade única de conversar com pessoas engajadas na área da educação e de trocar muitos aprendizados”, destacou. 

A metodologia inovadora pode contribuir de forma providencial para a resolução dos problemas sociais. ”Eu acredito muito no poder do design como uma abordagem para lidar com a complexidade para criar sentido. É a base de todas as aplicações do design, e não poderia ser diferente com o design de políticas públicas (policy design). É muito importante nos equiparmos com ferramentas, processos e bases metodológicas capazes de entender sistemas complexos e o design, por tradicionalmente se construir como uma abordagem voltada a traduzir o abstrato em concreto, é capaz de empoderar as pessoas de formas de pensar em complexidade de maneira pragmática”, disse o professor. 

Com as propostas já maturadas e em fase de implementação, os alunos foram expostos à uma nova forma de resolução de problemas. A aluna da Especialização em Políticas Públicas e Inovação, Ana Maia, comentou sobre o aprendizado. “A experiência foi muito interessante. Eu tinha muita vontade de ter contato com esse tipo de metodologia que foi surpreendente, que nos ajuda bastante a pensar fora da caixinha”. Segunda ela, o curso vai ajudar bastante no desenvolvimento da sua proposta. “Durante o processo da formação, o professor Bruno nos colocou em situações que eu poderia visualizar tranquilamente a abordagem da metodologia para o meu projeto”.

Em desenvolvimento, as 11 propostas reúnem ideias e visões de diferentes atores sociais visando a construção de soluções para problemas públicos. Em meio a Especialização, o Design Thinking surge como uma nova ideia para a resolução e desenvolvimento das propostas dos estudantes.

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