Fundação Joaquim Nabuco

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

Maximiano Campos é homenageado pela Fundaj

Em cerimônia nesta terça-feira (07), a Fundação Joaquim Nabuco homenageou o escritor Maximiano Campos, um dos intelectuais que ajudou a fundar a Fundaj. O evento simbolizou os 20 anos do falecimento, com uma placa colocada no Edifício Paulo Guerra, no campus Casa Forte.

No início da cerimônia, o escritor membro da Academia Pernambucana de Letras (APL), Frederico Pernambucano de Mello, ex-superintendente do Instituto de Documentação da Fundação Joaquim Nabuco, ressaltou o legado deixado por Maximiano em romances, novela, contos, poesias, e até um frevo. Relembrou o convívio com o homenageado, quando ainda eram 80 os servidores da Casa. "Ele visitava raízes e projeções, grandezas e misérias da nossa gente", afirmou.

Ao longo de sua fala, enumerou grandes intelectuais que fizeram parte da Fundação, o que dá ainda mais valor ao protagonismo de Maximiano. "Em meio a uma constelação de talentos, é uma façanha se destacar", resumiu.



Também membro da APL, o escritor e filho de Maximiano, Antônio Campos, agradeceu à homenagem prestada pela Fundaj, como parte das celebrações dos 70 anos de existência da instituição. Destacou a Fundação como um local da sua memória afetiva, frisando o fato da placa de homenagem ao seu pai estar ao lado da placa em memória de Renato Carneiro Campos, irmão de Maximiano. "Dois homems que apontaram a sua vida em direção a um futuro desafiador que vivemos, numa era digital e de extremos", destacou Antônio. "Este ato mostra que o tempo não descarta as coisas que tem valor e as coisas que lidam com a verdade e tocam o coração dos homens", complementou o escritor.


A presidente da Fundaj, Ivete Lacerda, ressaltou que a homenagem a Maximiano é momento feliz e gratificante à Fundaj. "Uma homenagem justa que a Fundação aceitou calorosamente e não mediu esforços para realizar. A Fundaj é uma casa de pensadores e me orgulho muito de participar desta casa e, ainda mais, celebrando Maximiano Campos", destacou a presidente.

Navegando em: :: Outras Notícias Maximiano Campos é homenageado pela Fundaj